IMG_7742No passado 29 de abril, 45 alunos de 1º e 2º ano da Escola Básica da Estação, Trofa, juntamente com três das suas professoras, subiram com entusiasmo ao Monte de Paradela. Esta escola, integrou a Rede de Escolas do FUTURO com a adoção desta área do FUTURO. Antes de se iniciar a ação de manutenção foi feita uma pequena explicação acerca do local onde estávamos, feita pela Engª Emília Ferreira do Município da Trofa, bem como da importância da reflorestação feita com espécies florestais nativas. E ‘nativa’ foi sem dúvida a palavra do dia. Apesar de ter sido uma palavra nova, rapidamente entrou na prosa de todos!

“Então o que vamos fazer é ajudar as plantas nativas que foram plantadas a crescerem. Vamos ajudar a dar-lhes espaço!”, comentou um dos participantes. Para muitos pegar num sacho foi uma experiência nova, para outros já não era novidade – “eu sou agricultor, em casa ajudo no trabalho no campo”, respondeu um dos alunos quando questionamos se já tinham plantado uma árvore.

Os alunos foram divididos em grupos e, com a ajuda das três professoras e de três técnicas do município da Trofa, foi fácil conseguir colocar todos os meninos a limpar as caldeiras das árvores que tinham sido plantadas no ano anterior. Entre carvalhos-alvarinho (Quercus robur), sobreiros (Quercus suber), medronheiros (Arbutus unedo) e pereiras-bravas (Pyrus bourgaeana), várias eram as que precisavam de uma boa limpeza ao redor da caldeira. “Esta árvore pequenina que está aqui também é uma nativa?” – perguntou a Carolina ao olhar para um pequeno carvalho que nasceu espontaneamente. “Se for uma nativa então vamos ajudá-la!”. Ainda a aperfeiçoar a técnica com o sacho e com mil cuidados, as caldeiras foram sendo limpas, retocadas e houve até a oportunidade para alguns cuidados mais especiais, “Eu dei a água que tinha na garrafa à árvore que estive a limpar porque hoje está muito calor!”

Antes de regressarem aos autocarros que os levariam de volta à escola, tirou-se uma fotografia de grupo e em vez do tradicional “olha o passarinho”, no monte da Paradela gritou-se em uníssono “nativas!”.

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2016CRE.Porto|ampereira

 A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.