Com a chegada dos dias mais quentes e longos, as plantas no viveiro do FUTURO não podiam estar mais satisfeitas e como tal estão a crescer a olhos vistos! Esse crescimento apesar de ser um bom sinal de saúde e vitalidade também significa tarefas extras e em contra relógio. Assim, com a colaboração de 23 voluntários, ao longo de 4 tardes do mês de abril, conseguimos dar resposta às principais necessidades das nossas plantas e garantir o seu correto desenvolvimento.

Tarefas como a sobre elevação de tabuleiros, nas espécies de carvalhos e sobreiros, para garantir o correto crescimento da raiz, bem como a monda das infestantes, constituíram os trabalhos principais destes dias. Seguindo o calendário e os tempos de cada espécie, foi também necessário semear o teixo (Taxus baccata) que esteve em pré tratamentos desde 2016 e começara agora a dar os primeiros sinais de estar pronto para começar a germinar. 🙂 É nestas situações que percebemos que a natureza nos ensina muito sobre ter paciência e saber esperar pelo momento certo! Também foi semeado o aderno (Phillyrea latifólia), uma espécie nativa, arbustiva e de folha persistente.

As boas experiências e o trabalho exemplar feito no viveiro do FUTURO continuam, com algumas estreias, vindas a convite dos nossos voluntários habituais, bem como de estudantes da VO.U, portugueses e estrangeiros, como o Pedro que estuda biologia da conservação em Évora e a Prisciane que veio do Brasil para estudar biologia, tornam as tardes de trabalho ainda mais enriquecedoras!

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2018CREPorto.ampereira, ©2018AnaMineiro,

17 de abril, 20 de abril, 23 de abril, 27 de abril

O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Conta com o apoio da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos da Região Porto, da Silvapor – Ambiente e Inovação, da Leal & Soares e do projeto Sementes de Portugal. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução.