Nas últimas semanas, os trabalhos no viveiro do FUTURO têm sido intensos e toda a ajuda  e colaboração que temos tido tem sido fabulosa. Além dos já habituais voluntários do FUTURO, continuamos a contar com o trabalho assíduo do voluntariado da CASO – Católica Solidária, bem como estudantes da VO.U Pela Natureza –  Associação de Voluntariado Universitário e da ESN – Erasmus Student Network – do Porto.

Envasamentos, reorganização de canteiros e mondas são alguns exemplos do trabalho necessário para a manutenção da boa qualidades das nossas pequenas plantas. Todas as mãos são bem vindas e o esforço e vontade dos voluntários têm sido muito importantes para cumprirmos todas as necessidades e tarefas.

No dia 21 de novembro contamos com a quatro alunas da Universidade do Porto – a Solange, Tatiana, Ana e Regina – que, de áreas tão distintas como gestão, artes e medicina estiveram connosco e com os já habituais voluntários do FUTURO, a fazer envasamentos e até houve direito a banda sonora 🙂

Dois dias depois, foi a vez de um novo grupo de voluntários, entre os quais os determinados voluntários da CASO. Estes tiveram um presente ao verificar que as pequenas sementes de pilriteiro (Crataegus monogyna) que tinham semeado semanas antes estavam já a germinar.

Para terminar o mês de novembro da melhor forma, tivemos a colaboração da Javiera (Chile), Kaidi Marii (Estónia) e Adéla (República Checa), estudantes Erasmus de turismo e artes, e da Teresa, representante da ESN Porto. Enquanto mondávamos os vasos aproveitamos para conhecer um pouco mais sobre a realidade das florestas destes três países e perceber de que forma lidam com ela. Javiera partilhou connosco o projeto do qual faz parte no seu país, de plantação de espécies de flora nativa para melhorar e aumentar a população de abelhas, não apenas pelo seu valor económico na produção de mel mas essencialmente pelo seu papel fundamental na polinização e equilíbrio dos ecossistemas.

O viveiro do FUTURO, além de ser um espaço onde crescem milhares de plantas, está a transformar-se num verdadeiro local de partilha e aprendizagem sobre o ambiente e sobre a floresta!

Obrigad@ a tod@s!

Fotos: Créditos: ©CRE.Porto2017ampereira

FOTOS| 21 de novembro

FOTOS |24 de novembro

FOTOS |28 de novembro

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e do FUN Porto – Florestas Urbanas Nativas no Porto. Colaborou a CASO – Católica Solidária, VO.U Pela Natureza –  Associação de Voluntariado Universitário e  ESNPorto – Erasmus Student Network – do Porto.

O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Conta com o apoio da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos da Região Porto, da Silvapor – Ambiente e Inovação, da Leal & Soares e do projeto Sementes de Portugal. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução.