Durante a Semana das Ciências da Escola Secundária da Trofa, as turmas desta escola que integram a Rede de Escolas do FUTURO decidiram oferecer a toda a comunidade a possibilidade de conhecer melhor as espécies florestais nativas e principalmente as espécies que elas próprias semearam no seu viveiro escolar.

A nossa equipa colaborou neste desafio e – no passado 26 de abril – esteve com cerca de 100 alunos de 10º e 8º anos da Secundária da Trofa.

Conversamos sobre a importância de mantermos a floresta nativa, bem como a relevância da produção de árvores e arbustos como meio para atingirmos esses objetivos. Abordamos conceitos como os serviços de ecossistemas e os números apresentados surpreenderam a plateia, e despertaram para o facto de as árvores e as florestas estarem intimamente ligadas à nossa qualidade de vida, mesmo quando não nos apercebemos, seja durante uma tempestade, na qual as árvores e florestas absorvem e filtram a água, até aos benefícios no nosso equilíbrio emocional e sensação de bem estar.

Alguns dos alunos responsáveis pela criação do viveiro de árvores nativas na escola apresentaram ainda o seu projeto, que ganhou inclusivamente o orçamento participativo jovem do agrupamento de escolas. Essencialmente, este grupo de alunos, representado pelo Afonso, Ruben Pereira, Ruben Machado e o João, quer promover a biodiversidade dos espaços verdes escolares, melhorar os espaços já existentes, conhecer as espécies presentes, renovar a estufa, o charco e plantar espécies nativas em locais que ainda tenham capacidade para as acolher. Para os ajudar neste projeto, fomos visitar os jardins e identificar algumas das espécies existentes, entre eles sobreiros, bétulas, azevinhos, gilbardeiras, folhados, entre muitas outras.

No início do ano letivo, o FUTURO ofereceu sementes de três espécies nativas para o viveiro da escola mas foi com alegria que verificamos que não foram só os sobreiros, as murtas e os jasmineiros que germinaram! Nos alunos envolvidos também germinou a vontade de fazer mais pela sua floresta… Pelas palavras da Professora Madalena Oliveira, uma das Professoras responsáveis pela participação na Rede de Escolas, o contributo do FUTURO “conseguiu motivar e entusiasmar os alunos ao ponto destes quererem criar um clube de ambiente para promover boas práticas de educação ambiental, envolvendo toda a comunidade educativa. Agora sabemos que as árvores e o trabalho que estamos a desenvolver é bem mais importante do que o que pensávamos”.

Parabéns a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2017MadalenaOliveira e ©2017CRE.Porto|ampereira

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto