No dia 26 de abril acompanhamos a visita do Mentor Luis Côrte-Real à EB2,3 de Rio Tinto, em Gondomar. Com esta sessão as professoras Maria José Monteiro e Marli Leite, responsáveis pela participação deste grupo na Rede de Escolas do FUTURO e pela dinamização do Clube de Jardinagem, quiseram oferecer uma “aula” diferente aos alunos deste clube, que se dedicam ao cuidado dos espaços verdes da escola. Na visita, contamos igualmente com a presença e contributo da Maria José Oliveira, do Município de Gondomar, e de Carla Fernandes, a Eco Conselheira da Lipor que trabalha com esta escola.

O passeio interpretativo feito por todos, ao longo dos vários espaços verdes da escola, permitiu analisar as várias árvores e arbustos recebidos no ano letivo anterior, no âmbito da Rede de Escolas e da modalidade de valorização do espaço verde escolar, que vão crescendo vigorosos, tais como os pilriteiros (Crataegus monogyna), os medronheiros (Arbutus unedo), os bordos, (Acer pseudoplatanus) e as bétulas (Betula pubescens). A experiência e o olhar atento do Mentor tornaram a tarefa de identificação das muitas espécies presentes nos jardins da escola, muito mais fácil e divertida. Curiosidades, histórias e algumas brincadeiras ajudaram os vários alunos deste clube a fixar o nome das espécies, ao mesmo tempo que iam anotando os principais cuidados que deviam ter com todas. A importância de limpar e manter uma boa caldeira em todas as plantas foi a base dos cuidados a ter com o jardim. Garantir que ninguém pisa os canteiros, verificar se as plantas estão a crescer saudáveis, realizar ações de manutenção, detetar precocemente alguns sinais de doenças e/ou problemas de crescimento são algumas das responsabilidade deste grupo.

A lista do “trabalho de casa” ficou bem recheada e o entusiasmo com que estes alunos, com o apoio das professoras, abraçam este desafio vão tornar as tarefas mito mais fáceis. Acima de tudo, estes alunos estão a contribuir para deixar o seu cunho na escola, para os colegas que se irão seguir ao longo dos anos possam usufruir de jardins mais ricos e biodersos. “Uma escola mais verde e mais feliz” é o objetivo de todos.

Parabéns a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2017CRE.Porto|ampereira

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto