A Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, em S. João da Madeira, recebeu no ano letivo de 2015/16  árvores do FUTURO para melhorar e valorizar os seus espaços verdes. Agora, no seu segundo ano como escola da Rede de Escolas do FUTURO decidiu apostar na componente da produção de plantas nativas, contribuindo para a bolsa de plantas do FUTURO.

O trabalho iniciou-se logo em janeiro, com a preparação do espaço que iria acolher o viveiro e do material necessário. A ampla comunidade educativa foi envolvida. Por exemplo, na tarefa de furar os pacotes para garantir uma boa drenagem participaram alunos de 7º e 8º ano, bem como Professores do Clube das Ciências Experimentais, que trouxeram alunos da Educação Especial. Para a colocação das paletes de madeira no local certo foi essencial a ajuda e a força dos assistentes operacionais da escola. Trabalho de bastidores completo, no dia 15 fevereiro foram inauguradas as tarefas da sementeira!

Também na sementeira a diversidade de participantes foi notável: alunos de 2º e 3º ciclo, Professores de Física e Química e Ciências Naturais, bem como a coordenadora do projeto Eco Escolas, todos ajudaram a colocar as sementes na terra. Os alunos surpreenderam-se com a diversidade de cor, forma e dimensão das sementes das três espécies, sobreiro (Quercus suber), murta (Myrtus communis) e jasmineiro (Jasminum fruticans). Depois da curiosidade inicial, rapidamente foi assimilada qual a dinâmica da sementeira e tudo decorreu sem contratempos. A manutenção e monitorização são fundamentais para o sucesso de qualquer viveiro, pelo que a rega e as visitas são diárias e repartidas pelos alunos e assistentes operacionais. Apesar de todo o esforço e trabalho prático, a componente exploratória e de investigação não foi esquecida e como tal os alunos do 7ºB estão a fazer pesquisas e estudos sobre estas três espécies.

No âmbito dos Dias Abertos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no passado 2 de março, cerca de 120 alunos do secundário dos cursos de Artes Visuais e Ciência Tecnológicas, participaram numa palestra dada por uma ex-aluna da escola, a Verónica Belchior, juntamente com outra bióloga da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Ambas pertencem à VO.U, Associação de Voluntariado Universitário, que mais recentemente criou a VO.U pela Natureza. Nesta palestra, intitulada “Sustentabilidade da Terra”, foram abordados temas relacionados com a importância da floresta portuguesa, quais as principais espécies, nativas, exóticas e invasoras, bem como quais as ameaças e estratégias de proteção. A plateia colaborou ativamente e o feedback dos alunos foi muito positivo.

Soubemos que está a ser preparado um vídeo com um resumo de todas estas atividades. Aguardamos com muito entusiasmo o seu envio!

Texto adaptado da Professora Cristina Tavares

Parabéns a tod@s!

FOTOS |Créditos: ©2017CristinaTavares

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto