O Instituto Nun´Alvres, em Santo Tirso, integrou a Rede de Escolas do FUTURO já no ano letivo de 2015/16 e logo no primeiro ano abraçou a criação de um viveiro de plantas nativas. As espécies produzidas nesse primeiro ano foram três: carvalho-negral (Quercus pyrenaica), carvalho-alvarinho (Quercus robur) e medronheiro (Arbutus unedo). A experiência foi bem sucedida e o envolvimento dos alunos de secundário e do Professor José Eira, coordenador do projeto na escola, foi recompensado, pois no final do primeiro ano enquanto viveiristas, produziram 238 plantas.

Pelo facto de esta ser uma instituição com espaço e manutenção adequadas, as plantas permaneceram na escola de onde seguirão para as áreas de intervenção do FUTURO no concelho de Santo Tirso. Estas árvores, já com um aniversário feito, foram alvo de um cuidadoso e minucioso processo de transplante.

Antes de realizar uma nova sementeira, as três turmas envolvidas – uma de Ensino Vocacional, outra de Ensino Profissional e ainda outra de Ensino Regular de 10.º ano – ficaram responsáveis pelo envasamento das árvores para contentores maiores, para que estas pudessem ter mais espaço e nutrientes suficientes para um crescimento mais adequado. Para concluir estas tarefa, contam com a colaboração de toda a comunidade que está a reunir e a ceder estes novos contentores.

Os mesmos alunos ficaram ainda responsáveis pela sementeira das três novas espécies, sobreiro (Quercus suber), murta (Myrtus communis) e jasmineiro do monte (Jasminum fruticans). Sendo estes alunos de secundário e cursos ligados à jardinagem não faltou equipamento para manusear da melhor forma as sementes e nada como uma caixa de Petri e uma pinça para tornar a sementeira de murta uma verdadeira experiência laboratorial. Os conhecimentos adquiridos do ano anterior foram muito úteis nesta nova sementeira. Por isso esperamos que a produção deste ano seja igualmente um sucesso.

Além do contributo desta escola na produção de plantas, este ano o Instituto Nun´Alvres irá ainda participar numa ação de plantação/manutenção no terreno, na área do Monte Padrão, em Santo Tirso.

Excelente trabalho!

FOTOS |Créditos: ©2017JoséEira

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto