img_6872No último mês de 2016 o FUTURO deu inicio a mais uma campanha de sementeira. São milhares de sementes que nos próximos meses vão ser tratadas, estratificadas, semeadas e monitorizadas até germinar e dar origem a novas árvores e arbustos nativos que vão repovoar as diversas áreas do FUTURO na Área Metropolitana do Porto.

Nos dias 14 e 15 de dezembro, a equipa do FUTURO contou, pela primeira vez, com a colaboração de Professores da Rede de Escolas do FUTURO, que no inicio do ano estarão também a instalar o seu viveiro nas escolas! O objetivo desta participação foi o de dar a conhecer práticas e algumas dicas que irão ajudar às tarefas na suas escolas, bem como partilhar dúvidas, sugestões e comentários de experiências anteriores. Além da componente mais teórica, a colaboração dos Professores permitiu contribuir para o cumprimento das tarefas de sementeira no Viveiro do FUTURO.

Contamos com a preciosa ajuda da Cláudia, do AE Fontes Pereira de Melo (Porto), da Elisabete, do Colégio D. Duarte (Porto) e do Américo, da EB Infanta D. Mafalda (Gondomar). Contamos também com a preciosa ajuda de seis voluntários, alguns deles já presenças habituais no FUTURO e outros estreantes – o Duarte, o João, a Teresa, a Rute, a Isabel e o Vladimiro.

Para estes dias estava reservado um trabalho de muita paciência e precisão, pois algumas das sementes pertencem ao grupo das mais pequenas semeadas no Viveiro do FUTURO. Foram semeadas cerca de 16.000 sementes de Amieiro (Alnus glutinosa), Bétula (Betula pubescens), Medronheiro (Arbutus unedo) e Padreiro (Acer pseudoplatanus). Foram testadas várias posturas até se encontrar a mais confortável 🙂 Como incentivo à boa disposição, o Nilo – a mascote do viveiro – veio cumprimentar os voluntários à estufa com a alegria habitual!

img_6999No segundo dia de sementeira, os gelados 4ºC que se sentiram não foram obstáculo à persistência dos voluntários e o chá de gengibre, mel e limão que a Rute, graciosamente ofereceu a todos foi uma verdadeira poção mágica que deu forças e alento para o resto da manhã! No final de cada dia de sementeira, houve ainda tempo para os voluntários ajudarem na monda das ervas de alguns tabuleiros que contém sementes da sementeira da primavera de 2016, que só irão germinar em 2017, como é o caso do Folhado (Viburnum tinnus) e do Teixo (Taxus baccata).

Mais uma vez, além do trabalho prévio de planeamento e de recolha dos recursos necessários, a colaboração dos funcionários do Viveiro Municipal do Porto foi fundamental para que o substrato a estufa e os tabuleiros estivessem prontos para a sementeira.

O Viveiro do FUTURO é um resultado da parceria estabelecida com a Câmara Municipal do Porto, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos da Região Porto e a Leal & Soares, que este ano ofereceram todo o substrato necessário para o cumprimento da meta de produção de cerca de 30.000 plantas nativas, esperadas para 2017. O Viveiro tem ainda a colaboração da Silvapor – Inovação e Ambiente. As sementes, matéria prima essencial para que tudo aconteça, são certificadas e provenientes do CENASEF – Centro Nacional de Sementes Florestais, bem como pontualmente do Projeto Sementes de Portugal. No Viveiro do FUTURO já foram produzidas mais 40.000 árvores e arbustos nativos nos últimos dois anos. Cerca de 20.000 estão ainda em fase de germinação. A meta para 2017 é produzir cerca de 30.000 plantas.

Obrigad@ a todos!

Fotos

Créditos: ©2016CRE.Porto

ampereira e ©2016

VladimiroPereira