20161214_151831Durante a tarde de 14 de dezembro, um grupo de 13 colaboradores da EDP Gás trocaram as suas obrigações habituais pela plantação de árvores e arbustos autóctones na Serra de Santa Justa (Valongo). Apesar do tempo chuvoso e terreno difícil os ânimos estiveram altos, o que não surpreende, pois esse tem sido o estado de espirito a que os colaboradores da EDP Gás já nos habituaram desde 2012, data em que começaram a colaborar no FUTURO. Desde então a EDP Gás já colaborou na plantação de mais de 600 árvores e a cuidar de outras tantas, nas áreas de Santo Tirso, Maia e Valongo.

Depois de uma breve apresentação do projeto e demonstração de como bem plantar uma árvore, os voluntários entraram em ação e instalaram 73 plantas, entre os quais, medronheiros (Arbutus unedo), bétulas (Betula pubescens), lódãos (Celtis australis), azevinhos (Ilex aquifolium) e carvalhos-negral (Quercus pyrenaica). O solo rochoso não facilitou o trabalho, mas a dedicação dos participantes garantiu boas covas e caldeiras para as plantas.

A parcela agora intervencionada tinha sito um eucaliptal até o verão passado, momento em que ardeu. Ainda durante esta época será concluído o controlo da acácia e plantadas as restantes 170 plantas nativas planeadas para a parcela.

Obrigada a tod@s!

FOTOS Créditos: ©2016CRE.Porto|malmeida ©2016CRE.Porto|nglopes

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Valongo e CRE.Porto. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Programa Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.