3-001O testemunho que recebemos da EB de Arouca muito nos contenta: “temos o privilégio de pertencer à Rede de Escolas do FUTURO com o objetivo de criar um viveiro de plantas nativas na escola. A primeira etapa constou na recolha de pacotes de leite necessários para alojar as sementes de três espécies nativas. Esta etapa foi concretizada com êxito uma vez que toda comunidade educativa e local colaborou. Neste projeto estão envolvidos diretamente quatro professores e 20 alunos de 5º e 6º ano, que irão acompanhar todas as etapas da germinação e o crescimento das pequenas árvores.”. Terminado o trabalho de sementeira, a Professora Maria Joaquina Quintas continuou a manter o contacto para nos ir atualizando do estado do seu viveiro. No início de maio informou-nos que as plântulas já conseguiram ‘furar’ a terra, quer as que estão no exterior, quer as que estão na estufa. Os carvalhos da estufa tiveram um crescimento mais rápido, pelo que se observa a planta do carvalho de forma mais definida. Relativamente ao medronheiro, como foi semeado mais tarde ainda não é visível a germinação.  É de destacar o acompanhamento atento por parte dos professores envolvidos na atividade e a preocupação constante dos alunos do clube da Célula Ecológica que fazem a monitorização da evolução da sementeira!

A Professora Maria Joaquina Quintas diz-nos ainda que “foi com grande entusiasmo que fizeram o registo fotográfico da parte visível dos futuros carvalhos que com todo o gosto partilhamos convosco.” E nós agradecemos! 🙂

Adaptado do texto de Maria Joaquina Quintas, professora responsável pela inscrição do grupo na Rede de Escolas do FUTURO.

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2016|MariaQuintas

 A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.