3A Escola Básica da Praça, Vale de Cambra, aderiu à Rede de Escolas do FUTURO na modalidade de promoção do património arbóreo local e esta modalidade não poderia ter sido mais bem escolhida. A escola é por si só um pedaço de história e faz parte do património arquitetónico de Macieira de Cambra. É um edifício centenário, mandado construir em 1913 pelo benemérito Comendador Luiz Bernardo de Almeida, e posteriormente doado “às pessoas de Cambra”. Este “edifício com amplas salas de aula, residência para professores, cantina, recreios e balneários, dotados de água corrente”(in Marques, 1993, p.1852) foi considerada escola modelo naquela época. No recinto escolar encontram-se várias espécies de árvores, mas o primeiro estudo deste grupo de alunos e professores incidiu sobre as quatro tílias centenárias que se encontram no recreio. A espécie presente é a Tilia de Folha Grande (Tilia platyphyllos Scop) pertencente à família Tiliaceae. “Trata-se de uma árvore robusta, de folha caduca, que pode ultrapassar os 30 m de altura. As folhas são grandes, amplamente ovadas ou arredondadas, de margem finamente serrada, cordiformes, um pouco assimétricas na base, pubescentes na página inferior, onde os pêlos formam tufos no encontro das nervuras. As flores são pequenas de cor branca, creme ou amareladas, muito aromáticas que surgem em maio. O fruto é seco e ovóide.” Os alunos desta escola, além de quererem conhecer melhor a biologia destas árvores imponentes, dedicaram-se ainda a conhecer e investigar algumas curiosidades históricas sobre ela, desde a descoberta da maior Tília existente em Portugal, até aos poderes que os germânicos atribuíam a esta espécie.

Além de toda esta informação, as tílias desta escola funcionam ainda como “casa de arrumos” das bolas de futebol! No Verão, um pé mais pesado faz com que elas voem e pousem na copa e só no Inverno se consegue perceber a quantidade de bolas e bolinhas que ficaram presas nos ramos!

Além da Tilia, esta escola está ainda a desenvolver um trabalho de estudo e pesquisa sobre uma antiga ameixieira de grande porte que existe no jardim publico perto da escola. Estão até a pesquisar e a testar receitas que se podem fazer usando a sua fruta como ingrediente principal.

Parabéns e tod@s! FOTOS | Créditos: @2016|JuditeCosta

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.