eb coelho e castroA Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, em Santa Maria da Feira, tinha uma grande desafio pelo frente quando se inscreveu na modalidade de valorização do espaço verde escolar da Rede de Escolas do FUTURO: rearborizar cerca de 10.000m² de área verde dentro do perímetro da escola não seria tarefa fácil! Desde o início todos acreditaram que esta oportunidade seria uma mais valia para o embelezamento do seu espaço, tornando a vida da vasta comunidade escolar muito mais agradável. A atividade iniciou-se com muito entusiasmo dos alunos das várias turmas de 11º ano e a turma do 10ºB.  A ajuda e orientação de vários técnicos do Município de Santa Maria da Feira e da Junta de Freguesia de Fiães. Todos os assistentes técnicos e operacionais, engenheiros e arquitetos envolvidos foram fundamentais para que se conseguisse cumprir as diferentes etapas do projeto (projeto paisagístico, preparação/limpeza do terreno, abertura das covas e colocação de estacas). Apesar das adversidades meteorológicas, que iam pregando algumas partidas, a plantação de cerca de 95 árvores e arbustos de diversas espécies distintas, tais como a Zêlha (Acer monspessulanum), a Bétula (Betula pubescens), o Castanheiro (Castanea sativa), o Pilriteiro (Crataegus monogyna), o Cipreste (Cupressus sempervirens), o Pinheiro-manso (Pinus pinea), a Cerejeira brava (Prunus avium), o Carvalho-alvarinho (Quercus robur) e o Sobreiro (Quercus suber) ficou concluída no dia 18 de fevereiro!

Espera-se agora que toda a comunidade educativa proteja e acarinhe as plantas para que elas cresçam e possam ser, no futuro o testemunho da vontade e empenho de várias pessoas na criação de um ambiente melhor e mais saudável para todos.

Texto adaptado do original da Professora Maria Amélia Ribeiro

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2016|AméliaRibeiro

 

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.