_DSC7387Nunca tinha visto o Castelo desde esta perspetiva, até agora não se podia entrar aqui”, diz-nos um dos Voluntários no domingo passado. E nós atestamos. Quando fomos visitar o terreno pela primeira vez com a equipa técnica da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, há uns meses atrás, ficamos impressionadas com a impenetrável quantidade de acácia naquela parcela da Quinta do Castelo. Sabíamos que o trabalho era um desafio mas todas achamos que valia a pena investir ali as nossas forças. Assim, visita preliminar feita, começaram desde logo os trabalhos: a área de intervenção foi delimitada, as intervenções necessárias foram planeadas (de acordo com o bom decálogo do controlo de plantas invasoras) e implementadas por uma equipa de operacionais (Silvapor), o plano de plantação preparado pela arquiteta paisagista do Município (Ana Osório), as plantas necessárias reunidas… Foram meses de trabalho de uma grande equipa que culminaram no solarengo domingo passado, com uma atividade de plantação testemunhada pelo vetusto Castelo.

_DSC7360O Castelo de Santa Maria da Feira é na verdade um local mágico. Além da beleza, que nos transporta inevitavelmente para os contos de fadas, é um monumento de grande relevância na história de Portugal. Por isso, todos os esforços para manter e dignificar a Mata da Quinta do Castelo são fundamentais. E os Feirenses sabem-no. De tal modo, que se mobilizaram para ajudar a plantar 608 árvores nativas (sobreiros, carvalhos-alvarinho, medronheiros, azevinhos e azereiros). Com eles, muitos Plantadores do FUTURO, que vieram de longe para dar também o seu contributo na importante tarefa. E ali se fez novamente história 🙂

Entre os 104 Voluntários que de mangas arregaçadas se empenharam a plantar e assinalar as árvores, movidos por uma energia quase mágica, contava-se uma empenhada equipa da Escola Secundária de Santa Maria da Feira (da Rede de Escolas do FUTURO), o CNE Agrupamento 640, Santa Maria da Feira, muitas famílias Feirenses, o Presidente da Câmara (Emídio Sousa), o Vereador do Ambiente (Vitor Marques), a Vereadora da Administração e Finanças (Helena Portela), o Deputado Amadeu Albergaria, entre outros grandes Plantadores. Um bem-haja a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2016CRE.Porto|mpinto |ampereira

Esta atividade dDSC_7535esenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pelo CRE.Porto.  As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Programa Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.