_DSC7275Não são poucos os que procuram a Serra da Freita para atividades radicais. Os Plantadores do FUTURO também. No passado 6 de março partimos em direção à Serra com uma certeza: o dia ia ser longo e radical.

Na verdade, as semanas anteriores já tinham sido cheias de desafios para a equipa do ICNF e do FUTURO: a chuva e a neve teimavam em não deixar trabalhar, os trabalhos de limpeza do terreno foram complexos, a máquina de abertura de covas do terreno (a ser cedida pela Câmara Municipal de Arouca) não estava funcional. Para o grande dia tudo se resolveu, menos a abertura das covas… A meta era muito ambiciosa (2.000 plantas) e sabíamos que sem as covas abertas não poderíamos cumprir o objetivo. Mas não somos de desistir! E sabemos que os Voluntários do FUTURO também não!

A viagem desde o Porto até à Serra foi matutina e tranquila e na chegada ao local da plantação ainda sentíamos no corpo a natural quietude normal de um domingo de manhã. Mas rapidamente o ritmo se incrementou e, minutos depois, já se ouviam as sacholas a bater na terra (e na pedra!). Nasceu ali uma verdadeira ‘linha de montagem’: entre os 43 participantes, uns abriam covas, outros instalavam cuidadosamente os carvalhos e sobreiros.

O saldo _DSC7080do dia é de 684 plantas, muito bem plantadas (não estivéssemos nós com o Manuel Rainha (ICNF), um mestre que colaborou no filme Como (bem) plantar uma árvore em 5 passos simples”. Nesse dia contamos ainda com o Luís Côrte-Real (ICNF), o José Adelino e o Francisco Ramos (Silvapor), todos com muitos anos de prática em trabalhos florestais. Foi portanto um trabalho bem executado e supervisionado J

Para nos compensar do esforço terminamos o dia no Arouca Rural, local ideal para provar e comprar produtos locais, como a deliciosa broa de castanha.

Soubemos entretanto que a equipa de Sapadores Florestais deu continuidade ao nosso trabalho nos dias seguintes.

Muito obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2016CRE.Porto|rruiz |malmeida e ©2016Luis Côrte-Real

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e pelo CRE.Porto. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Programa Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.