Na manhã de sábado, 22 de novembro, demos início à época de plantação com uma ação junto ao Sanatório de Mont’Alto, em Gondomar.

Num terreno desafiante, 24 intrépidos voluntários dedicaram-se à plantação de 192 árvores e arbustos autóctones. A área, anteriormente dominada por espécies invasoras como as austrálias (Acacia melanoxylon) e a háquea-picante (Hakea sericea), vai ser agora lar para espécies nativas como o medronheiro (Arbutus unedo) e a zelha (Acer monspessulanum). Apesar do terreno ser difícil, fruto também das características geológicas de São Pedro da Cova, a época de plantação arrancou da melhor forma, com uma vista maravilhosa sobre a região e mais um passo dado, com muito entusiasmo e dedicação, em prol de um melhor futuro para as nossas serras.

Em simultâneo, para assinalar o início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, realizou-se também uma ação de limpeza numa zona próxima, reforçando o compromisso com a preservação ambiental.

Agradecemos a todos os que decidiram passar o seu sábado de manhã a cuidar da Natureza. :)

FOTOS | Créditos: ©2025CRE.Porto.malmeida; ©2025ParqueSerrasPorto

Esta ação de plantação, desenvolvida no âmbito do projeto “LIFE Serras do Porto – Adapting Serras do Porto to Climate Change”, foi organizada pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, pelo Município de Gondomar e pelo CRE.Porto/FUTURO. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum.