1-002Aproveitando as comemorações do passado Dia da Floresta Autóctone, a EB do Castro, Trofa, deu o pontapé de saída com a comunidade escolar para a adesão à Rede de Escolas do FUTURO. Com o objetivo de criar um viveiro de espécies nativas, todos foram chamados a participar, principalmente na recolha de pacotes de leite que iriam servir para acomodar as pequenas sementes e até os Minions deram uma ajuda! Logo na primeira semana de dezembro já tinham sido recolhidos 600 pacotes com ajuda de 355 alunos que se envolveram ativamente na recolha. Alunos de 2º e 3º ciclo com idades compreendidas entre os 10 e 16, foram escalonados por forma a estar presentes nas tarefas de enchimento dos pacotes, sementeira e na futura monitorização do viveiro.

Quando se trata de semear sementes muito pequenas, como o caso do Medronheiro (Arbutus unedo), é necessário engenho e destreza, mas os alunos desta escola conceberam uma excelente estratégia, utilizar pequenas pipetas de Pasteur descartáveis para sugar cuidadosamente as sementes e depois, com um pouco de pressão coloca-las no substrato. Sem dúvida uma técnica muito interessante que deu bons resultados. Bom trabalho!

 Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2016|JoséCruz

 

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.