IMG_4544A sementeira de 2016 no Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO já está em curso. O grosso da sementeira, cujo quartel-general está no Viveiro Municipal do Porto – aconteceu logo nos primeiros dias de fevereiro. As equipas do FUTURO, do ICNF e seis dos Voluntários VIP – a Ana, a Carla, o Carlos, a Rute, o Nuno, o Vladimiro – juntaram-se nestes dias para por à prova a perícia e a paciência ao semear as pequenas sementes, muitas delas mais pequenas que um milímetro! Valeram-nos muito as dicas ditadas pela experiência da D. Albertina (colaboradora da equipa do Viveiro Municipal do Porto). Mesmo assim, e ao longo dos vários dias de sementeira, treinamos várias posturas de flexibilidade e fizemos muitos agachamentos mas o mais importante é que conseguimos semear cerca de 60.000 sementes de 16 espécies diferentes, sendo elas:  Amieiro (Alnus glutinosa), Azevinho (Ilex aquifolium),  Betula (Betula pubescens), Carvalho-negral (Quercus pyrenaica), Cipreste (Cupressus sempervirens), Freixo (Fraxinus angustifolia), Gilbardeira (Ruscus aculeatus), Jasmineiro-do-monte (Jasminus fruticans), Lodão-bastardo (Celtis australis), Medronheiro (Arbutus unedo), Murta  (Myrtus communis), Pilriteiro (Crataegus monogyna), Teixo (Taxus baccata), Tramazeira (Sorbus aucuparia), Urze branca (Erica lusitanica) e Zêlha (Acer monspessulanum).

Juntam-se a estas mais oito espécies cuja estratificação em areia está em curso e serão semeadas daqui a meses, logo que a dormência seja quebrada.

As cerca de 40.000 plantas nativas esperadas este ano no Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO irão ser plantadas no Porto, bem como nos vários municípios do território metropolitano a partir da época de plantação 2016/2017.

Para que os trabalhos de sIMG_4445ementeira corressem da forma mais eficiente possível passamos os meses anteriores a planear os trabalhos, definir metas e a reunir os recursos necessários – substrato, tabuleiros, sementes. Os colaboradores do Viveiro Municipal do Porto, sempre presentes, deram uma grande ajuda na desinfeção dos tabuleiros e no enchimento dos mesmos com substrato.

O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é possível graças à colaboração da Câmara Municipal do Porto, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos da Região Porto (que este ano, além do composto Nutrimais, também nos ofereceu 400 tabuleiros de sementeira), da Silvapor – Ambiente e Inovação (que ofereceu 800 tabuleiros alveolados), da Leal & Soares (que nos ofereceu substrato florestal) e do CENASEF – Centro Nacional de Sementes Florestais. Colaborou ainda o Sementes de Portugal.

Esta semana concluiremos esta fase da sementeira e começaremos a preparar o acompanhamento da germinação das pequenas plântulas.

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2016CRE.Porto|ampereira