No dia 28 de Janeiro o FUTURO regressou a S. João da Madeira para iniciar os trabalhos de mais uma edição do projeto-piloto “Da semente à Árvore”.
Depois de no ano letivo passado termos estado nas escolas EB1 dos Ribeiros e EB 2,3 de S. João da Madeira, em 2015 as novas sementes vão germinar na EB1 de Casaldelo, local onde decorreu esta primeira sessão, e na EB 2,3 de S.João da Madeira. Nesta primeira visita, os destinatários foram os professores responsáveis pelas 7 turmas que irão fazer parte desta nova edição.
Contamos ainda com a presença da Engª Vera Neves da Câmara Municipal de S. João da Madeira e do Eng. Luis Côrte-Real do ICNF, que irá, mais uma vez fazer parte desta iniciativa.  Durante a pequena sessão teórica, foram abordadas as várias fases do projeto,  salientou-se a importância dos serviços ecológicos prestados pelas florestas e reforçou-se o papel fundamental dos professores, como elo de ligação entre as instituições e técnicos parceiros neste projeto e os seus alunos e famílias.

Até ao final de março 160 crianças irão aprender a fazer uma sementeira na sua escola e irão plantar e adotar uma árvore nativa. Após a plantação todos os alunos participantes irão colocar a sua árvore num mapa colaborativo, com a ajuda do arquiteto Nuno Gomes Lopes, voluntário do FUTURO, e seguir o seu estado e crescimento ao longo do tempo. S. João da Madeira vai ficar no mapa pelas melhores razões! FOTOS

Esta ação desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovida pelo CRE.Porto. É cofinanciada pelo ON.2.