DSC64171No passado sábado (24 janeiro) continuamos os trabalhos de recuperação da floresta nativa na Serra de Santa Justa. Desta vez ‘atacamos’ o Fojo das Valérias, uma área na qual estamos a tentar ganhar algum espaço às plantas invasoras. Esta área foi recentemente intervencionada pela Silvapor, o parceiro do CRE.Porto para operações de limpeza e manutenção de áreas do FUTURO e estava totalmente preparada para nos acolher. Até as covas já estavam abertas, ou pelo menos meias abertas. É certo que ainda tivémos muito trabalho a preparar essas covas para instalar cada planta e por isso o ritmo foi lento. Nesse dia, ideal para plantar contámos com 26 voluntários. Alguns ficaram todo o dia, como a Tammy, uma enfermeira do sul do Brasil que está a formar-se em Portugal e quis vir colaborar na criação de espaços para a melhoria da qualidade de vida de todos nós. O Manuel Rainha, do ICNF, também se juntou a nós e ajudou a preparar estacas para assinalarmos cada uma das árvores plantadas.

Conseguimos plantar 616 novas árvores e arbustos nativos, entre gilbardeiras (8), azevinhos (19), pilriteiros (247), medronheiros (100), sobreiros (91), carvalhos-alvarinhos (121) e bétulas (30).

Obrigado a tod@s!

FOTOS. Créditos das fotografias: CRE.Porto | Ramón Ruiz 2015 © 

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Valongo e o CRE.Porto em colaboração com a Junta de Freguesia de Valongo. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.