Nos próximos dias 9, 10, 11, 18, 20, 24, 25 e 27 de fevereiro será a vez das crianças, jovens e seniores do município de Valongo colaborarem na recuperação do coberto florestal da Serra de Santa Justa. A intervenção acontecerá na parcela de S. Sabino e espera-se que sejam plantadas durante estes dias cerca de 2.400 árvores nativas. Participam as Escolas Básicas da Ilha, de Balselhas, de Campelo, de Campo e de Saibreiras, a Escola Profissional de Valongo, bem como os Centros Sociais de Ermesinde e de Sobrado.

O terreno já foi preparado pela Silvapor, o parceiro do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – para as operações de instalação, e está pronto a acolher os carvalhos, sobreiros e azevinhos planeados para a área. As atividades de plantação serão acompanhadas pelas técnicas do Ambiente da Câmara Municipal de Valongo e pela equipa de Sapadores Florestais de Valongo.

Estas atividades, desenvolvidas no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, são organizada pela Câmara Municipal de Valongo e pelo CRE.Porto. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.