Háquea (Haquea sericea). Foto: Fernando Oliveira

No dia 13 e 14 de setembro de 2013 o CRE.Porto organiza, em parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, duas ações de formação (*) sobre como identificar e mapear espécies de plantas invasoras.

A componente científica da formação é da responsabilidade de Cristina Morais, Elizabete Marchante e Hélia Marchante. São doutoradas em Biologia, especializadas em espécies invasoras e integram a equipa do projeto Invasoras.pt e  coordenam uma plataforma de ciência participativa que pretende estimular e valorizar a participação ativa do público na recolha de informação sobre a distribuição de plantas invasoras em Portugal (mapa de avistamentos).

Uma invasora é uma espécie exótica, que se expande natural e frequentemente em habitats naturais ou semi-naturais, produzindo alterações significativas ao nível da composição, estrutura ou processos dos ecossistemas, chegando inclusivamente a eliminar outras espécies. Alguns exemplos são as acácias, o chorão-da-praia, os penachos, a háquea. 

O objetivo é que os participantes fiquem a conhecer as espécies de flora invasora, saibam como identificá-la e adquiram competências para colaborar no mapeamento da presença destas espécies no território. Pretende-se criar assim, no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – um Grupo de Trabalho Voluntário especializado em invasoras que colabore no mapeamento das mesmas nesta região.

[inscrições encerradas]

Programa da ação de formação
– Introdução e breve contextualização do problema das espécies invasoras
– Identificação das principais espécies de plantas invasoras que ocorrem em Portugal Continental
– Utilização do mapa interativo on-line e aplicação Android para mapeamento de plantas invasoras

A formação tem a duração de 4 horas, é gratuita e limitada a 20 pessoas por sessão.

Data | 13 de setembro [14h-18h] ou 14 de setembro 2013 [09h-13h] (*)
Local | Escola Superior de Biotecnologia, Porto
Material recomendável para o curso | trazer computador portátil ou equipamento com Android

(*) Cada ação só se realiza com um mínimo de 15 inscritos. Se uma das ações não tiver condições para se realizar convidaremos os inscritos a assistir à ação que se realize. Esteja atent@ ao seu e-mail.