Na manhã de 18 de março, um sábado indeciso entre o sol e a chuva, não demoveu 29 Voluntários a reuniram-se no Parque Ecológico Monte S. Brás, em Matosinhos, para plantar 176 árvores nativas nos Campos Demonstrativos do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça.

Os Campos Demonstrativos são um espaço de partilha de boas práticas de cultivo e manutenção de espécies nativas, que se caracterizam por quatro parcelas distintas, de meio hectare cada, nas quais se desenvolvem: a aveleira (Corylus avellana), o sabugueiro (Sambucus nigra), o medronheiro (Arbutus unedo), o pinheiro-manso (Pinus pinea) e o sobreiro (Quercus suber). Com estas espécies nativas pretende-se promover o seu elevado valor ecológico para o território, mas também as presentar como possíveis fontes de rendimento rentáveis para cultivar. Nos ultimas meses realizaram-se quatro formações técnicas, abordando as diferentes espécies, e os formandos efetuaram algumas tarefas como podas de crescimento e melhoramento de caldeiras, contudo identificou-se a necessidade de adensar a área com mais plantas para colmatar as que não sobreviveram.

O grupo de Voluntários, provenientes das bolsas de voluntariado de Matosinhos – VEM e do CRPVL, muito bem-dispostos, deu o seu contributo para este objetivo plantando 52 aveleiras, 40 medronheiros, 59 sabugueiros, propagados por estaca, e ainda 25 periqueiros (Pyrus cordata). Concluíram a plantação com a colocação de protetores e estacas, que protegem e sinalizam as plantas até estas atingirem dimensões maiores.

Entre caras conhecidas da iniciativa e novos voluntários, proporcionaram-se momentos de aprendizagem sobre as nossas espécies, trocas de experiências e de ação para bem aplicar as técnicas demonstradas, com vista e alcançar o melhor desenvolvimento das espécies, num espaço que serve para tudo isto mesmo.

Obrigad@ a todos pelo tempo dedicado às espécies nativas!

FOTOS | ©2023CRE.Porto.malmeida; ©2023CRE.Porto.amourao

O Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça é uma iniciativa do Município de Matosinhos que pretende promover o restauro ecológico e valorização do vale do Leça. Este projeto contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e é desenvolvido em parceria com o CRE.Porto.