No passado dia 19 de novembro, o Município de Matosinhos, no âmbito do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça (CRPVL), promoveu uma formação técnica sobre a valorização económica e ambiental de espécies arbóreas nativas, que se centrou na aveleira e reuniu 14 participantes interessados na temática.

O grupo foi recebido com uma breve apresentação sobre o CRPVL e, dadas as boas-vindas, a ação foi orientada por Miguel Ramos, investigador e consultor na área da silvicultura. Deu-se a conhecer as espécies nativas estabelecidas nos Campos Demonstrativos do CRPVL e focando na aveleira (Corylus avellana) aprofundou-se a produtividade e rentabilidade silvícola que esta pequena árvore de semente comestível (avelã) pode ter. Especificamente para a aveleira, apresentou-se alguns dos diferentes tipos de poda que são considerados, como se estabelecem as caldeiras e as bases para fazer a retancha por estacaria.

Após a sessão teórica e um instante para um chá, os participantes dirigiram-se aos Campos Demonstrativos para o segmento prático onde aprenderam no local a poda de formação à aveleira, que é efetuada nos primeiros 4 anos da sua plantação. O grupo passou a restante manhã a ir de árvore em árvore, interpretando o seu desenvolvimento, esclarecendo dúvidas e aplicando o conhecimento transmitido.

Foi um momento profícuo onde se mostrou que é possível associar um valor económico a uma espécie característica dos bosques da região e muito bem passado, prolongando-se um pouco para além do tempo estabelecido, graças à vontade dos participantes em continuar.

Muito obrigad@ a tod@s!

As formações técnicas regressam a 14 de janeiro 2023, sábado à tarde, para abordar a próxima espécie nativa: o Medronheiro. As vagas são limitadas a 20 pessoas.

FOTOS | Créditos: ©2022CRE.Porto.amourao; ©2022CRE.Porto.malmeida

O Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça é uma iniciativa do Município de Matosinhos que pretende promover o restauro ecológico e valorização do vale do Leça. Este projeto contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e é desenvolvido em parceria com o CRE.Porto.