O Município de Matosinhos, no âmbito do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça, promove quatro ações de formação sobre a valorização económica e ambiental de espécies arbóreas nativas, sendo a primeira ação já no próximo dia 19 de novembro.

A primeira ação, dedicada à Aveleira, dará a conhecer o potencial económico e ambiental desta espécie da nossa flora, as boas práticas associadas ao cultivo e a produtividade e rentabilidade silvícola. Os participantes terão também oportunidade de praticar a poda de formação e desrama, verificação de pragas, estabelecimento de caldeiras e a retancha, nos Campos Demonstrativos do Centro de Recuperação Paisagística Vale do Leça.

Em janeiro 2023, estão agendadas as restantes três formações técnicas que irão abordar quatro espécies autóctones: 14 janeiro: Medronheiro; 21 janeiro: Sabugueiro; 28 janeiro: Pinheiro-manso e Sobreiro. O objetivo destas ações é a promoção do conhecimento técnico e científico sobre espécies nativas e a divulgação de boas práticas de cultivo, bem como a conservação e o gosto pelo património natural regional.

A inscrição é gratuita e obrigatória através de formulário próprio. Para submeter pedido de inscrição para a “Ação 1: Aveleira”, aceda aqui.

As vagas estão limitadas a 25 participantes e são destinadas a operadores e técnicos agrícolas e a cidadãos interessados na temática.

O Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça é uma iniciativa do Município de Matosinhos que pretende promover o restauro ecológico e valorização do vale do Leça. Este projeto contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e é desenvolvido em parceria com o CRE.Porto.