O Município do Porto lança o convite para a décima visita da Rota das Árvores do Porto, dia 19 de novembro, no renovado Parque de S. Roque, onde se irá descobrir e contemplar diversas espécies de flora, nomeadamente de porte arbóreo, ao longo de um percurso guiado por este local histórico da cidade.

Com origens que remontam ao final do século XVIII, a Quinta de São Roque da Lameira, tal como hoje a conhecemos, é, largamente, fruto das profundas intervenções a que seria sujeita a partir do início do século XX, organizando-se o jardim e o parque numa série de socalcos ao longo da encosta que se desenvolve nas traseiras da casa, exposta a sul e com soberbas vistas para o rio Douro. Desses tempos permanecem emblemáticos elementos do período romântico, como a gruta e o seu mirante, envolvidos por um notável, diversificado, cosmopolita e já centenário conjunto arbóreo-arbustivo repleto de curiosidades. Nele se escondem, à vista de todos, parentes menos conhecidos, e igualmente aromáticos, de plantas tão presentes no nosso dia-a-dia como a caneleira, o loureiro e o eucalipto. Saberá reconhecê-las? Onde estarão? Isso, e muito mais, é o que será revelado ao longo desta visita.

Ao longo de nove visitas proporcionaram-se encontros memoráveis, preenchidos de conhecimento e curiosidades sobre as magníficas árvores dos jardins e parques da cidade do Porto, mas ainda há tempo para mais uma. Visita essa que encerra uma esplendida terceira edição da Rota das Árvores do Porto. Não deixe passar esta oportunidade! 😊

A abertura das inscrições é no dia 11 de novembro às 21h00, aqui. (As inscrições são efetuadas unicamente através do formulário respetivo.)

A “Rota das Árvores do Porto” é uma iniciativa do Município do Porto integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, e enquadra-se no projeto Florestas Urbanas Nativas no Porto – FUN Porto. Colabora o Arquiteto João Almeida.