No ano letivo de 2021/2022, o Município de S. João da Madeira, em colaboração com o CRE.Porto, arrancou com o projeto RELI – Recreio Escolar Livre de Invasoras junto da comunidade escolar com o objetivo de capacitar, controlar e restaurar, para a problemática das espécies invasoras.

Fizeram parte da primeira edição do projeto 4 estabelecimentos escolares de S. João da Madeira (Escola Básica 2º e 3º Ciclo de S. João da Madeira, Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior e a Escola Secundária João da Silva Correia), em que 222 alunos e 13 docentes, receberam formação sobre plantas invasoras e os seus métodos de controlo, comprometendo-se a identificar e mapear as espécies existentes nos seus espaços verdes, a elaborar um plano de controlo para a sua remoção e a executá-lo.

Ao longo do ano, a comunidade escolar passou do papel para a ação e foram dinamizadas 9 ações de controlo com a participação ativa dos alunos, que contaram com o auxílio de operacionais do Município, possibilitando também o controlo mecânico de exemplares de grande porte.

Realizou-se a aplicação de métodos de controlo em cinco espécies invasoras: erva-das-pampas (Cortaderia selloana), tintureira (Phytolacca americana), robínia (Robinia pseudoacacia), austrália (Acacia melanoxylon) e jarros (Zantedeschia aethiopica). Destaca-se a remoção de todos os indivíduos identificados de erva-das-pampas nos recreios das escolas participantes.

Os focos de invasão (p.e. de acácia-de-espigas) que não foram alvo de controlo foram assinalados para posterior intervenção e a monitorização dos locais controlados será mantida para zelar pelo sucesso das intervenções.

Uma primeira edição muito positiva que refletiu o empenho de todas as partes envolvidas, nomeadamente da comunidade escolar como agentes de mudança para esta grande ameaça à biodiversidade nativa, estando à altura do desafio. Muito obrigad@!

Consulte a versão integral do balanço da 1ª edição do RELI, aqui.

O projeto RELI – Recreio Escolar Livre de Invasoras é desenvolvido no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal de S. João da Madeira e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.