No dia 20 de abril, 46 pequenos exploradores do Jardim de Infância e Escola Básica de Quinchães, Monte Córdova conheceram alguns dos seres vivos que habitam a floresta do Monte Padrão, em Santo Tirso.

Durante a manhã, contaram com a presença da Vereadora Ana Maria Ferreira e do Arqueólogo Álvaro Moreira que testemunharam o entusiasmo das crianças ao subirem até ao Castro do Monte Padrão. Nesse local, ouviram a história e viram as ruínas das construções de povos que por lá passaram e se instalaram, na Idade do Bronze, devido à paisagem privilegiada sobre o local, um verdadeiro miradouro, que lhes conferia uma defesa natural.

Envolvidos por um magnífico bosque de sobreiros (Quercus suber), os exploradores foram à procura de cores, texturas, formas diferentes dos ramos, troncos, folhas, flores, frutos e sementes das árvores que os rodeavam. Os 4 sentidos, visão, audição, olfato e tato, serviram para aprender mais sobre estes habitantes da floresta e sobre o seu ciclo de vida. Mas não só, os pequenos alunos também comprovaram a importância das árvores em dar abrigo e alimento a outros seres vivos que habitam a floresta quando, por exemplo, encontraram pinhas roídas – um indício da presença de mamíferos roedores, como o esquilo.

Foi uma manhã muito bem passada pelos jovens a explorar as maravilhas de uma floresta nativa, que culminou num abraço de despedida aos sobreiros do Monte Padrão e na plantação de dois medronheiros (Arbutus unedo), que agora fazem parte da biodiversidade deste património histórico e natural. 😊

FOTOS | ©2022CRE.Porto.amourao; ©2022CRE.Porto.sfernandes

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Santo . O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. Os medronheiros plantados são provenientes do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.