A última grande plantação desta época aconteceu no sábado, 26 de março, na Serra de Santa Justa, junto à Escadaria Cuca Macuca, em Valongo e juntou 60 magníficos voluntários para a despedida. Um grupo de voluntários do FUTURO , com muito espírito jovem e estreante, mas também com plantadores que acompanharam desde as primeiras ações deste ano e que, novamente marcaram presença com a sua dedicação.

Durante uma bela e amena tarde, com cooperação entre todos para vencer as zonas do terreno mais difíceis, o grupo dispersou-se pela parcela e enquanto uns melhoravam a profundidade da cova, outros auxiliavam na instalação da planta e colocação de composto, conseguindo plantar 439 árvores nativas de diferentes espécies que irão constituir um bosque com bétulas (Betula pubescens), bordos (Acer pseudoplatanus), carvalhos (Quercus robur) e medronheiros (Arbutus unedo).

Esta área era afetada pela presença de invasoras, nomeadamente da voraz háquea-picante (Hakea sericea) e com o seu controlo, é notória a regeneração natural de vários exemplares de sanguinho de água (Frangula alnus), o que demonstra o potencial para a restauração ecológica do terreno, que agora irá prosperar com mais aliados nativos.

Com o início da primavera chega o tempo de cessar as plantações e deixar que as árvores e arbustos de adaptem ao local e comecem a desenvolver-se ainda mais, para serem florestas ricas em biodiversidade e atingir um ecossistema mais equilibrado e característico da região.

A tod@s que participaram, apoiaram, divulgaram, acompanharam e passaram bons momentos a plantar uma floresta nativa do futuro, um muito obrigad@! 😊

FOTOS |©2022CRE.Porto.malmeida e ©2022CRE.Porto.amourao

Esta ação, enquadrada nas atividades do Valongo European Green Leaf 2022 e desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizadas pelo Município de Valongo, Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.