Nos dias 4 e 8 de abril realizaram-se duas sessões de sensibilização no âmbito do projeto RELI – Recreio Escolar Livre de Invasoras, na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, em S. João da Madeira.

A equipa do Município e CRE.Porto iniciou as visitas à escola com uma apresentação sobre as plantas invasoras mais comuns na nossa região. Depois, duas turmas do 8º ano, munidos de um mapa dos espaços verdes da escola, fizeram o levantamento das plantas invasoras presentes. Encontraram penachos, austrálias, robínias e azedas, entre outras. Ao longo do passeio pelo recreio, e apesar do olhar focado em identificar invasoras, os alunos admiraram alguns exemplares arbóreos nativos que crescem no espaço escolar, como o medronheiro, o sobreiro e o azevinho. Belos exemplos de espécies autóctones que promovem a biodiversidade local!

A comunidade escolar da EBS Dr. Serafim Leite tem um desafio pela frente, mas guiados pela motivação de eliminar as plantas invasoras da escola, irão agora planear a fase de controlo, contando com o apoio do município para a fase de erradicação.

O projeto RELI – Recreio Escolar Livre de Invasoras é desenvolvido no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal de S. João da Madeira e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.