No passado dia 6 de abril, a APRISOF e os Moinhos de Jancido, com a colaboração do Município de Gondomar, promoveram ao longo do percurso PR1 da Linha de Midões e Moinhos de Jancido, duas eco caminhadas que envolveram 66 alunos e 7 Professores das Escolas Secundárias de S. Pedro da Cova e Gondomar.

As caminhadas tinham como metas o plogging, que consistiu na limpeza de resíduos que os grupos encontraram no decorrer do percurso, e a plantação, realizada com muita dedicação pelos alunos, de 50 pinheiros-mansos (Pinus pinea). Quando crescerem estas árvores serão na paisagem reconhecidas pela sua característica copa arredondada e serão uma ótima fonte de alimento para os seres vivos, com os seus pinhões.

Neste dia, passado no exterior, promoveram-se momentos de observação e de admiração da biodiversidade existente ao longo do corredor ecológico da margem esquerda do rio Sousa. Alem da descoberta do património natural, a comunidade escolar teve a oportunidade de conhecer o trabalho de restauro desenvolvido nos Moinhos de Jancido.

FOTOS | Créditos: ©2022CMGondomar_CEA_Quinta_Passal

A atividade foi organizada pela APRISOF – Associação de Proteção dos Rios Sousa e Ferreira e os Amigos dos Moinhos de Jancido, com a colaboração do Município de Gondomar, no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. As árvores são provenientes do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.