No sábado, 23 de abril, realizar-se-á a sétima visita da Rota das Árvores do Porto no cativante Parque Oriental da Cidade, com passagem pelo Viveiro Municipal do Porto, que abrirá as suas portas para a ocasião.

Espraiando-se ao longo das margens do rio Tinto, o Parque Oriental da Cidade é ainda um jovem quando comparado com outros espaços verdes da cidade. Não lhe faltam, porém, atrativos botânicos que justifiquem uma visita, nomeadamente a frondosa mancha de carvalho-alvarinho e sobreiro que nos recebe logo à entrada. Para além destes nossos amigos de longa data há outros, porventura mais desconhecidos, que iremos descobrir, que tanto dão guarida a “carpas” ou a “borboletas”, ostentam “prata” nas suas folhas ou então se metamorfoseiam de tons acobreados no outono, mas sem nunca perderem a compostura… Ali ao lado, no Viveiro Municipal, de onde todos os anos saem os muitos milhares de flores que trazem vida, cor e alegria a tantos espaços verdes da cidade, outros iremos ainda visitar, nomeadamente uma delicada e afogueada donzela que, todas as primaveras, nos “pisca o olho”, mostrando-nos as suas longas e alvas “pestanas”.

Uma visita que promete tons em transição primaveris, a contemplação das nossas nativas e mais descobertas arbóreas, num parque da cidade a todos acessível e num lugar que nem sempre ocorre a oportunidade de conhecer. Uma rota imperdível, por isso não deixe de tentar a sua inscrição, ative o alarme. 😊

A abertura das inscrições é no dia 15 de abril às 21h00, aqui. (As inscrições são individuais e efetuadas unicamente através do formulário respetivo.)

A “Rota das Árvores do Porto” é uma iniciativa do Município do Porto integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, e enquadra-se no projeto Florestas Urbanas Nativas no Porto – FUN Porto. Colabora o Arquiteto João Almeida.