No passado dia 23 de fevereiro, a Mata da Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, recebeu 29 colaboradores da empresa Schréder Iluminação que quiseram dar o seu tempo ao bosque nativo. Plantaram 60 árvores e arbustos, contribuindo assim para a ampliação da área em restauro ecológico que tem vindo a ser realizada desde 2016 nesta mata.

O Vereador do Pelouro do Ambiente, Mário Jorge Reis, recebeu os voluntários na nova parcela de intervenção da Mata, que possui vistas privilegiadas para o castelo e para a cidade. Esta vertente, que anteriormente estava invadida por acácia e eucalipto, foi controlada e rearborizada com sobreiros (Quercus suber) e agora beneficiava de um adensamento com outras espécies nativas.

Sendo assim, os voluntários, guiados pela vontade de contribuir para a beneficiação do local, e em que muitos não eram estreantes em plantações, arregaçaram as mangas e, de sachos ou enxadas na mão, abriram as excelentes covas. Seguindo o plano de plantação estabelecido para a parcela pelo municipio, as diferentes espécies foram plantas nos locais pré-definidos. Um optimo esforço que se refletiu na plantação de medronheiros (Arbutus unedo), bétulas-portuguesas (Betula pubescens), aveleiras (Corylus avellana), pinheiros-mansos (Pinus pinea), lódãos (Celtis australis), gilbardeiras (Ruscus aculeatus) e zimbros (Juniperus oxycedrus).

Durante a plantação, uma fonte de água deixou as jovens árvores e arbustos bem regados, para compensar a falta de precipitação que se faz sentir nesta estação, e proporcionar uma melhor adaptação ao novo terreno. Contudo, as espécies são características da região e naturalmente resilientes às adversidades que poderão encontrar, demonstrando a sua capacidade de adaptação e sobrevivência. No final da tarde a equipa mostrou-se muito satisfeita com a sua participação e ficou o convite para daqui a uns tempos revisitarem a Mata e apreciarem a evolução das árvores plantadas. 😊

Muito obrigad@ à Schréder Iluminação pelo apoio no âmbito do FUTURO, que proporcionará mais estacas e protetores para proteger novas plantações, e pelo tempo dedicado dos seus colaboradores que deram mais luz verde nativa à Mata da Quinta do Castelo.

FOTOS | ©2022SchréderIluminação; ©2022CRE.Porto.malmeida; ©2022CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pelo CRE.Porto, com o apoio da Schréder Iluminação SA. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.