No passado sábado, dia 5 de março, a chuva “miudinha” recebeu os Voluntários do FUTURO que marcaram encontro na Serra da Freita, em Vale de Cambra. Mas isso não foi impedimento para a plantação prevista, nem tão pouco. Assim, as plantas ficaram bem regadas(!).

Provenientes de vários pontos da AMP e de localidades vizinhas (como Albergaria-a-Velha e Aveiro), os 27 Voluntários apresentaram-se na área de Felgueira munidos de boa-disposição, prontos para colaborar na plantação desta área, que foi intervencionada pela primeira vez no âmbito do FUTURO, em 2016. Agora, necessitava de uma retancha para completar o futuro bosque em crescimento.

Ao longo da manhã, juntaram-se ao grupo de plantadores cerca de 40 atletas participantes do percurso da “A SUBIDA MAIS LONGA”, que quiseram plantar a sua árvore nativa no Km 19. 🙂

Demonstrada esta vontade coletiva e com o acompanhamento atento de 6 Sapadores Florestais, os voluntários, entre os quais o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal, José Pinho, instalaram 315 medronheiros (Arbutus unedo). Esta foi a espécie escolhida pelo sucesso que tem sido observado em áreas próximas, entre os carvalhos negral plantados anteriormente e que estão em pleno desenvolvimento.

No final, os sorrisos dos participantes disseram tudo. Foi uma manhã fantástica. Muito obrigad@!

FOTOS | ©2022CRE.Porto.malmeida; ©2022CRE.Porto.MCosta; ©2022Joel_Oliveira_Santos

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Vale de Cambra e o CRE.Porto. Colaboram Vale dos Duros e os Sapadores Florestais e Vale de Cambra. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.