A 19 de março, a Rota das Árvores do Porto prossegue o seu itinerário e a sua sexta paragem é o verdejante e bonito Parque do Covelo.

Situada num dos pontos mais altos da cidade, ocupando uma posição estratégica que muito útil viria a ser na defesa da cidade durante o Cerco ao qual esta estaria sujeita entre 1832 e 1834, as origens da Quinta do Covelo remontam ao início do século XVIII, quando terá sido fundada por um fidalgo da Casa Real, de seu nome Pais de Andrade. À data do Cerco seria já propriedade de Manuel José do Covelo, que para além do nome pelo qual a quinta viria a ser conhecida, seria responsável pelo seu cultivo e ajardinamento. Na densa mata que se estende nas traseiras do antigo solar da quinta vegetam alguns elementos arbóreos de sublime dimensão, porventura sobreviventes desses tempos já tão distantes. Um deles, ou melhor, uma delas, é uma verdadeira Southern Belle, uma velha dama proveniente de terras do sul dos Estados Unidos da América e que, todos os verões, engalana os seus “cabelos” com grandes e aromáticas flores brancas. Porque serão tão carnudas as suas pétalas e também os seus “cabelos”? Isso, e muito mais, é o que iremos descobrir nesta visita.

Uma oportunidade para conhecer mais intimamente um belo espaço verde na cidade interligando a sua história e as magníficas árvores que dele fazem parte. Aponte na agenda para realizar a sua inscrição, todos os segundos contam. 😊

A abertura das inscrições é no dia 11 de março às 21h00, aqui. (As inscrições são efetuadas unicamente através do formulário respetivo.)

A “Rota das Árvores do Porto” é uma iniciativa do Município do Porto, integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, e enquadra-se no projeto Florestas Urbanas Nativas no Porto – FUN Porto. Colabora o Arquiteto João Almeida.