No dia 15 de janeiro, sábado, realizar-se-á a primeira ação de plantação do ano 2022 numa parcela localizada em margem ribeirinha do Rio Ferreira, em Valongo.

O contributo dos voluntários será essencial para continuar a promover a restauração ecológica em bosque ripícola de uma parcela, com cerca de meio hectare, que previamente foi intervencionada para o controlo de plantas invasoras, assim como de rebentação de eucaliptos.

Durante a manhã, a ambição é de plantar 240 árvores e arbustos nativos no terreno, considerado Área Protegida e Sítio Rede Natura 2000, enriquecendo-o com as seguintes espécies: amieiro (Alnus glutinosa), borrazeira-preta (Salix atrocinerea), freixo-comum (Fraxinus angustifolia), pilriteiro (Crataegus monogyna), gilbardeira (Ruscus aculeatus) e sanguinho-de-água (Frangula alnus).

De modo a salvaguardar os cuidados e medidas de controlo da pandemia, o grupo de voluntários está limitado a 25 voluntários.

Inscrições obrigatórias (Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.)

O transporte é da responsabilidade do voluntário.

Esperamos que as resoluções de Ano Novo contemplem ações em prol do ambiente e floresta nativa, por isso junte-se a nós e seja um plantador e transformador da paisagem! 😊

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, o Município de Valongo e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores (todas nativas) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.