O regresso da iniciativa “Se tem um jardim, temos uma árvore para si” do Município do Porto incentivou 464 residentes e organizações a plantarem 2,395 árvores e arbustos nativos nos seus terrenos privados do concelho. As novas plantas enraízam as ambições do Porto em se tornar cada vez mais numa cidade com biodiversidade e sustentável.

No final de março, arrancou a 4ª edição do “Se tem um jardim, temos uma árvore para si”, iniciativa que pretende envolver os cidadãos e entidades, proprietários de jardins e quintais na cidade, a plantar árvores nativas, e em maio deu-se se por terminada a presente edição, que se revelou um sucesso!

Os candidatos podiam receber gratuitamente até 10 plantas a escolher de um pequeno, mas rico catálogo de 9 espécies características e bem-adaptadas à região, sendo elas: a bétula, o cipreste, a gilbardeira, o jasmineiro-do-monte, o lódão, a macieira-brava, o medronheiro, o pilriteiro e o teixo. Para apresentar os protagonistas nativos, esta edição contemplou duas sessões online onde os participantes puderam conhecer a morfologia das espécies, as histórias de que são portadoras, cuidados a ter no dia da plantação e um momento para exporem as suas dúvidas.

Os portuenses manifestaram a sua vontade em acolher estes novos habitantes, fazendo destacar esta edição pelo maior número de candidaturas recebidas e consequentemente com a aprovação de candidaturas a 457 residentes e a 68 terrenos de organizações da cidade. Numa fase posterior, todos os participantes foram convidados a fazer o levantamento das árvores e arbustos atribuídos no Viveiro Municipal do Porto, que para além de ter sido o anfitrião desta iniciativa é também o berço de todas as plantas entregues, que foram produzidas e cuidadas em conjunto com a equipa e voluntários do FUTURO. Esta participação ativa resultou em 2.395 plantas oferecidas que se vão estabelecer na cidade e proporcionar inúmeros benefícios ecológicos e valorizar os espaços verdes privados.

O projeto FUN Porto – Florestas Urbanas Nativas no Porto germinou esta iniciativa em 2016 e os números gratificantes deste ano juntam-se às 6 mil árvores atribuídas em edições anteriores. Aos cidadãos incute momentos de lazer e sensibilidade pela Natureza e dá oportunidade de se envolverem ativamente para a melhoria do Ambiente, benefícios que se juntam ao poder destas árvores em armazenar carbono contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, da regulação da temperatura e da água e de estabelecer património natural nativo nos 7,8 % de área total da cidade que são ocupados por jardins e quintais.

Fotos dos dias de entregas: 2223 e 24 de abril 2021;  13, 14, e 15 de maio | Créditos: ©2021CRE.Porto

A iniciativa “Se tem um Jardim Temos Uma Árvore Para Si” resulta da parceria entre o Município do Porto e o FUTURO – Projeto das 100.000 Árvores na Área Metropolitana do Porto, ao abrigo do CRE.Porto.