“Se tem um jardim, temos uma árvore para si” é uma expressão já conhecida por muitos portuenses. A iniciativa regressa este ano para a sua 4ª edição. Nesta edição o Município do Porto oferecerá cerca de 3.000 árvores e arbustos da flora portuguesa para os jardins e quintais dos seus munícipes. As candidaturas abrem no dia 26 de março.

Para ter a oportunidade de receber, gratuitamente, árvores e arbustos nativos, os requisitos são simples: ser residente ou uma organização com jardins ou quintais privados dentro da cidade do Porto. Acrescenta-se estar motivado para contribuir para uma melhor qualidade de vida na cidade, que se refletirá no seu dia-a-dia e no das gerações futuras; valorizar as árvores e os espaços verdes e ter interesse em promover a diversidade biológica e a resiliência da região. Se se identifica com estes valores, submeta o seu pedido até ao dia 30 de abril.

Esta edição conta com 2.800 árvores e arbustos para distribuir, de um leque de 9 espécies, sendo elas: bétulas, ciprestes, gilbardeiras, jasmineiros-do-monte, lódãos, macieiras-brava, medronheiros, pilriteiros e teixos. Para que a escolha dos candidatos seja de acordo com as características do seu jardim e gostos, toda a informação relevante encontra-se disponível neste site , onde após a leitura recomendada das Condições de Participação, é possível submeter o pedido.

O programa “Se tem um jardim, temos uma árvore para si” faz parte do projeto FUN Porto – Florestas Urbanas Nativas no Porto – e germinou em 2016. Nas três edições já realizadas foram oferecidos e plantados 6.000 árvores e arbustos nos jardins e quintais privados da cidade. Esta iniciativa é o resultado de um esforço contínuo por parte do Município do Porto na implementação da sua estratégia ambiental e de contributo para a mitigação e adaptação às alterações climáticas. Os jardins e quintais do Porto representam 7,8% da área total da cidade, pelo que são fundamentais para aumentar a quantidade e qualidade da cobertura verde da cidade e promover a biodiversidade. Como refere um dos munícipes participantes na última edição “uma cidade também se faz com árvores”.

Nas últimas edições foram beneficiados com plantas mais de 1.000 jardins e quintais privados da cidade, que respeitavam os critérios de participação. As 6.000 árvores já oferecidas em edições anteriores irão contribuir, quando adultas, para armazenar 20 toneladas de carbono por ano, removendo-o da atmosfera. Ao mesmo tempo, as suas folhas, ramos e troncos retêm outros poluentes e as suas raízes regulam a água no solo. Apenas com estes três serviços ecológicos, oferecem à cidade um valor económico de 50.000 euros por ano.