Na ultima semana de fevereiro, o Município de Matosinhos retomou com toda a força os trabalhos de valorização no Parque da Ciência (Matosinhos) e durante os próximos dias vão ser plantadas mais 2.195 árvores e arbustos nativos ao longo de um hectare de área FUTURO.

A intervenção, realizada por uma equipa profissional, obedece a um plano de plantação que tem em consideração as exigências do local, o mosaico paisagístico, as necessidades de rega e o controlo da vegetação invasora, que advêm de 6 anos de experiência a avaliar o desenvolvimento das plantas e respetiva taxa de sobrevivência desta área. A nova parcela receberá medronheiro (Arbutus unedo), pilriteiro (Crataegus monogyna), loureiro (Laurus nobilis), murta (Myrtus communis), azereiro (Prunus lusitanica), gilbardeira (Ruscus aculeatus) e sabugueiro (Sambucus nigra). A maioria das espécies autóctones foram produzidas no Centro de Recuperação Paisagístico do Vale do Leça com a colaboração imprescindível de voluntários, que dão o seu tempo à floresta nativa da região.

No dia 25 de fevereiro, durante a visita de acompanhamento do progresso dos trabalhos, o Vereador do Ambiente, António Correia Pinto, e o Vereador da Proteção Civil, José Pedro Rodrigues, quiseram tambem colaborar na ação, plantando árvores.

Nesse dia, a equipa FUTURO  aproveitou também para revisitar as restantes parcelas anteriormente plantadas, onde verificou um bom desenvolvimento de várias árvores, nomeadamente de medronheiros, pilriteiros, pinheiros-mansos e de sobreiros, algumas com 6 anos de vida! 🙂

É mais um avanço na recuperação ecológica e que está em harmonia com o nosso propósito.

Muito obrigad@ a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2021CRE.Porto.amourão

Ação implementada pela Câmara Municipal de Matosinhos, contribuí para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. As árvores foram fornecidas pelo viveiro do Centro de Recuperação Paisagístico do Vale do Leça e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.