A edição do projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula” (NSA) para o ano letivo 2020/2021 está prestes a arrancar! O CRE.Porto contará com a comunidade de educadores e professores para continuar a privilegiar a Natureza como contexto de observação, de experimentação e de aprendizagem. E, deste modo, com as aulas na natureza, visa-se promover o maior envolvimento das crianças e dos jovens na sua aprendizagem e o desenvolvimento de competências transversais, fundamentais para lidar e melhor gerir com os desafios do dia-a-dia.

Construir salas de aula na natureza poderá constituir-se como oportunidade, e uma verdadeira aventura, para ultrapassar alguns dos desafios e dificuldades atuais associadas à pandemia por COVID-19, e inerentes ao Ensino@Distância. Aprender ao ar livre parece ser o caminho que cada vez mais escolas pelo mundo (como por exemplo, na Finlândia, nos EUA e na França) estão a apostar no sentido de manterem as escolas abertas e em maior segurança.

Além disso, ao fomentar a aprendizagem em contexto natural, é possível manter-se a “proximidade” nas relações interpessoais, encorajando a atividade física e psicomotora, bem como estimular o desenvolvimento de competências como a atenção/concentração, a criatividade, o trabalho em equipa, a gestão da ansiedade, a autorregulação comportamental e a resiliência.

Deste modo, o CRE.Porto em conjunto com a comunidade procurará promover o bem-estar físico e psicológico das crianças e dos jovens, aumentando o seu reportório de experiências pessoais e escolares através do contacto interativo, com a devida segurança, com os outros e com a natureza, em que os próprios se assumem como principais protagonistas da sua aprendizagem.

“A melhor Sala de Aula e o armário mais rico são cobertos apenas pelo céu” (Margaret Mcmillan)