Os alunos do Clube da Floresta da EB/S de Vilela, em Paredes, fazem parte da Rede de Escolas do FUTURO desde o ano letivo de 2015/16. No ano passado A escola recebeu árvores para valorizar o seu espaço verde escolar e continuam agora a fazer a sua manutenção e estudo. No entanto, o Professor Rui Magalhães e colegas decidiram este ano criar o seu viveiro de plantas nativas, de modo a devolver ao FUTURO plantas nativas produzidas na escola.

Para isso, os alunos do Clube da Florestas realizaram no passado 1 de fevereiro a sua sementeira. A atividade contou com a preciosa colaboração dos pais e encarregados de educação da turma VA do 8º ano, que em tempo oportuno fizeram chegar à escola todos os pacotes de leite vazios, indispensáveis para a materialização do viveiro. A Câmara Municipal de Paredes fez a gentileza de fazer chegar o material que o FUTURO ofereceu à escola – o substrato e as personagens principais desta grande história, as sementes. Três das espécies a produzir irão reverter para a bolsa de plantas do FUTURO, mas graças à oferta do Sementes de Portugal, as plantas de loureiro (Laurus nobilis) e sabugueiro (Sambucus nigra) irão permanecer e crescer nesta escola.

No primeiro dia de atividade foram semeadas 100 bolotas de sobreiro (Quercus suber). Cada aluno apadrinhou três bolotas e como tal, com o esmero e a dedicação que se requer de um padrinho, estas ficarão aos seus cuidados até crescerem e estarem prontas para saírem da escola e seguirem para uma floresta da Área Metropolitana do Porto.

A Fedra Santos é a Mentora que está a acompanhar esta escola e sendo licenciada em design e ilustradora de profissão irá dar o seu contributo através da dinamização de workshops de ilustração no qual irá ensinar aos participantes técnicas de desenho e registo gráfico, para que possam ir monitorizando e acompanhado a evolução do seu viveiro, não só com fotografias, tabelas e textos, mas com desenhos e ilustrações que representem as diferentes fases da vida de uma semente até à árvore. A primeira sessão prática com os alunos irá decorrer já no próximo dia 24 de fevereiro. Após esta apresentação prática da Fedra aos alunos, na primavera, com a germinação das primeiras plântulas, será a vez dos alunos fazerem uma apresentação do seu trabalho à Mentora e serem eles os responsáveis por mostrar à Fedra as diferentes partes do processo, ajudá-la na identificação das espécies, curiosidades associadas, resultado das suas ilustrações e muito mais.

Ficamos ansiosos por mais novidades. 🙂

Bom trabalho!

FOTOS | Créditos: ©2017RuiMagalhães

 

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto