Nos dias 26 e 27 de janeiro as 33 Escolas da Rede de Escolas do FUTURO dedicadas este ano letivo à implementação de um viveiro de árvores e arbustos nativos (Modalidade 2) recolheram as sementes e o substrato para dar início à sua sementeira.

No total foram entregues 22 Kg de sementes de Sobreiro (Quercus suber)  provenientes do CENASEF e 66 pacotes de sementes de Jasmineiro-do-Monte (Jasminum fruticans) e Murta (Myrtus communis). Para que a germinação de todas estas sementes se faça nas melhores das condições foram entregues ainda 6.930 litros de substrato florestal SIRO.

O objetivo é que cada escola produza um total de 250 plantas destas três espécies, que irão alimentar a Bolsa de árvores do FUTURO e estar disponíveis para as intervenções levadas a cabo no âmbito do projeto, como aconteceu recentemente com os medronheiros produzidos pela EB1 de Pindelo, que foram plantados pelos alunos do Agrupamento de Escolas Soares Bastos na Mina do Pintor (Nogueira do Cravo, Oliveira de Azeméis). O Sementes de Portugal ofereceu ainda a todas estas escolas dois pacotes extra de sementes para as escolas melhorarem e valorizarem os seus espaços verdes e/ou produzirem mais plantas em Viveiro, nomeadamente Loureiro (Laurus nobilis) e Sabugueiro (Sambucus nigra).

Agora resta começar os trabalhos a toda a velocidade. Algumas escolas já nos enviaram noticias . Em breve teremos muitas histórias e novidades para publicar, por isso fique atenta(o).

Veja algumas fotografias do momento da entrega do material às escolas AQUI.

Créditos: ©2017CRE.Portoampereira e ©2017CRE.Portomalmeida

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto.