Carvalho 2Convidamos as Escolas da Área Metropolitana do Porto a integrar a Rede de Escolas do FUTURO 2016/17 – inscrições até 30 de outubro.

A Rede de Escolas do FUTURO regressa com uma nova proposta de trabalho, um programa inovador de acompanhamento, uma oferta formativa mais completa e a oportunidade de acolher novas escolas da Área Metropolitana do Porto.

O desafio lançado à comunidade escolar é o de conhecer, criar, manter e promover as florestas urbanas nativas da região.

Este ano letivo as escolas podem escolher entre cinco Modalidades: 1. adoção de uma área do FUTURO; 2. criação de um viveiro de plantas nativas; 3. dar continuidade à valorização dos espaços verdes escolares; 4. descobrir o mundo arbóreo local (e calcular os seus benefícios) e 5. trabalhar a expressão e criação artistica com inspiração na árvore (novidade!).

As escolas serão apoiadas através de um Programa de Formação, um Programa de Mentores, um conjunto de recursos (ex: sementes certificadas e substrato) e divulgação do trabalho desenvolvido ao longo do ano.

A Rede de Escolas do FUTURO está aberta a novas inscrições até ao dia 30 de outubro. As vagas são limitadas e a admissão é feita por ordem de inscrição. Mais informação e inscrições 

…………..

Em 2014 o FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – iniciou uma jornada com o objetivo de unir as escolas, os alunos e professores da região ao FUTURO e à importância da criação e manutenção das florestas urbanas nativas. Começou por levar às escolas ações de educação e sensibilização com “O FUTURO vai às Escolas”.  Em 2015 foi feito o convite a toda a comunidade educativa para arregaçar as mangas e participar de uma forma mais ativa no FUTURO, tendo sido criada a Rede de Escolas do FUTURO. No primeiro ano (2015/16) integraram a Rede 48 escolas de 17 municípios da AMP, que desenvolveram 53 projetos com a participação de 3.575 alunos, 189 docentes e 577 familiares. Foram adotadas 9 áreas do FUTURO, melhorados os espaços escolares de 22 escolas, com 491 novas árvores e arbustos, e produzidas 2.844 plantas nativas nos viveiros escolares. Conheça os resultados, consultando o Relatório Final da Rede de Escolas do FUTURO 2015/16 e as notícias publicadas ao longo do ano letivo sobre as atividades das escolas.

Guardar

Guardar

Guardar