9A Escola EB2/3 Sophia de Mello Bryener, em Vila Nova de Gaia, inscreveu-se na Rede de Escolas do FUTURO com o objetivo de melhorar os seus espaços verdes através da plantação de espécies nativas. Este foi o texto que recebemos com um resumo da sua participação, redigido pela professora Maria José Cruz e a turma do 8ºB.

“Assim se preserva o FUTURO do Planeta!

A nossa escola tem muitos espaços verdes. Alguns estão preenchidos e tratados com árvores de várias espécies mas outros estão abandonados. Foi nestes espaços que o Projeto da Rede de Escolas do FUTURO entrou com o objetivo não só de tornar a nossa escola mais bonita e bem tratada como para contribuir para a preservação do meio ambiente. Depois de recebermos as várias espécies de árvores, as mesmas foram dadas a conhecer aos alunos, não só no que diz respeito ao nome – comum e cientifico – como ao facto de serem autóctones e a importância das mesmas para o equilíbrio dos nossos ecossistemas. De seguida, escolhemos o local para a sua plantação. Mas era necessário preparar o terreno! Não basta abrir um buraco no solo e colocar lá a árvore! Os buracos foram abertos, alinhados uns com os outros e à mesma distância.  Foi colocado adubo natural para ajudar a planta a crescer e foi adicionada terra por cima do adubo, para não ficar em contacto direto com a raiz, por fim as árvores foram devidamente identificadas. Agora é necessário cuidar! Vamos acompanhando o seu crescimento, regando, quando for preciso, retirando ervas daninhas para não competirem com as árvores, pois ainda são pequeninas e no final do ano, vamos ver como estão e quanto cresceram.”

Nesta escola foram plantadas 10 novas árvores, entre amieiros, sobreiros, pilriteiros, castanheiros e medronheiros. Bom trabalho!

Parabéns e tod@s! FOTOS| Créditos: @2016|MariaCruz

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.