O Segundo Encontro de Técnicos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto reuniu esta semana 28 dos técnicos envolvidos no projeto com o objetivo de fazer o balanço e o encerramento da Campanha de Plantação 2014/2015 e planear a Campanha 2015/16. O Parque da Cidade do Porto foi o espaço de trabalho escolhido para uma jornada de dia inteiro. A manhã foi reservada para a apresentação do balanço global e para a partilha de experiências entre os participantes. Destaca-se da época 2014/15 a plantação de 29.057 novas árvores nativas em áreas de intervenção do FUTURO, com a colaboração de 2.694 voluntários. 

Mas esta época, na qual o projeto obteve o cofinanciamento do FEDER (ON.2), saldou-se em inúmeras novas atividades e resultados: a preparação de 35 novos hectares de terrenos para plantação,a manutenção de 26 hectares já plantados em épocas anteriores, a implementação das campanhas “Precisamos de ti” e da de agradecimento aos “Veteranos do FUTURO”, o lançamento das Rotas das Árvores e Florestas da Área Metropolitana do Porto bem como do programa educativo “O FUTURO vai às Escolas” (que abrangeu um universo educativo de 2.500 crianças e jovens da região), a instalação do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO onde estão 20.000 plantas em desenvolvimento, entre outras.

Um dos momentos altos do Encontro foi o de apresentação das experiências e vivências de vários técnicos no FUTURO. Os municípios da Maia, Santa Maria da Feira, Porto, Valongo, Póvoa de Varzim, Gondomar, Espinho, Trofa, Matosinhos e S. João da Madeira, bem como o ICNF, a Engª Rute Teixeira (que iniciou a sua participação como técnica na CCDR-N e neste momento é uma voluntária altamente implicada no projeto) e a Área Metropolitana do Porto partilharam as suas experiências, deram o seu testemunho, apresentaram as suas preocupações e brindaram-nos com importantes aspetos para reflexão conjunta.

Foram sublinhados alguns aspetos como a integridade do projeto, o espaço gerado pelo mesmo para que cada parceiro encontre o seu lugar no mesmo, o investimento na capacitação de operacionais e técnicos, a motivação que ele representa para as equipas, entre outros.

Durante a tarde o Encontro centrou-se na capacitação dos técnicos sobre “Reflorestação: adequada seleção de espécies autóctones”. Este momento, conduzido pelo Professor Rubim Almeida, docente e investigador na Faculdade de Ciência da Universidade do Porto e Cibio/Inbio permitiu reunir informação mais detalhada e precisa sobre as espécies autóctones da nossa região, a sua origem, evolução e adaptações ao nosso clima e tipologia de solos, bem como projetar e selecionar as espécies mais adequadas ao nosso território, potenciando o seu sucesso e a reabilitação das áreas intervencionadas.

No final do dia apresentou-se uma proposta de metas comuns para a Campanha de Plantação 2015/2016 e debateram-se os próximos passos para a sua preparação

Neste Segundo Encontro de Técnicos do FUTURO apostamos numa novidade – o “forest break“. Uma pausa para tomar café de bolota, bolachas de bolota e outras doçarias preparadas à base de produtos das árvores nativas (como o saboroso doce de flores de sabugueiro) – tudo preparado pelas Vergadas Aromáticas – bem como nos deliciamos com vários frutos do bosque, com destaque para as framboesas, que nos foram gentilmente oferecidas pela Tberries.

Este encontro desenvolvido no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovido pelo CRE.Porto, Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, que ofereceu o espaço e logística. Teve a colaboração graciosa do Professor Rubim Almeida. É cofinanciado pelo ON.2.