No passado 9 de Maio, o FUTURO foi até ao Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo para participar no programa “Ambiente em Família” promovido pelo Município do Porto. Seguindo o mote “Queremos uma floresta Portuguesa, com certeza!” exploraramos a importância da floresta nativa com avós, pais, filhos e netos. Falamos das espécies nativas e de alguns dos seus benefícios económicos, mas principalmente sociais e ecológicos.


Mas porque a primavera já pedia e nada melhor do que ver e sentir as nossas árvores, fechamos a sala e fomos à sua descoberta na Quinta do Covelo.
Com algumas folhas e guia de campo na mão, a cada passo que dávamos encontrávamos uma espécie nova. Junto de cada árvore pudemos observar o seu porte, o seu tronco, a copa, os ramos e também algumas curiosidade bem divertidas, como o “selo de amieiro” que a Joaninha levou na mão. Ainda antes de terminar o passeio, foi tempo de vendar os olhos e conhecer as árvores com os restantes sentidos. Uma experiência inesquecível que serviu para perceber que as árvores são muito mais que plantas corpulentas e altivas, têm texturas, cheiros e sensações muito particulares.

No final da atividade, a Catarina, com apenas três anos, veio dizer-nos: “hoje conheci uma árvore nova e chama-se sabugueiro”! Valeu a pena 🙂
FOTOS

Esta
atividade foi realizada no âmbito do projeto “Ambiente em Família”
desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto, em colaboração com o
CRE.Porto. Foi cofinanciada pelo ON.2.