Árvores protegidas e que nos protegem. Caminhar ao longo de um rio e visitar uma pequena aldeia às portas do Porto. Participar num rali fotográfico. Saborear a biodiversidade. E ainda… aprender a gerir a floresta e a usufruir das serras.

Este é o desafio para o dia 31 de maio (domingo, 09h00-13h30), integrado nas Rotas das Árvores e Florestas na Área Metropolitana do Porto. Inscrições já abertas, gratuitas e limitadas. Transporte assegurado a partir do Porto.


Para explorar a Biodiversidade da Área Metropolitana do Porto iremos regressar à Rede Natura 2000, desta vez em Gondomar e Valongo. A poucos quilómetros do centro do Porto, existe um paraíso ainda desconhecido de muitos dos habitantes da região. São segredos bem guardados no fundo dos fojos (fruto da mineração romana) e dos vales, ou no cimo das serras (Santa Justa e Pias), habitat de salamandras e plantas carnívoras.

Depois de uma breve apresentação, iremos percorrer um trilho de cerca de 7 km, ao longo do rio Ferreira, um dos mais importantes rios da nossa região. As “surpresas” ao longo do caminho serão muitas, a começar pela bucólica aldeia de Couce ou pelas Fragas do Diabo.

Seremos desafiados a guardar as nossas memórias em fotografias, e para isso contaremos com a preciosa ajuda de um especialista, João Nunes da Silva, um dos mais reputados jornalistas e fotógrafos de Natureza em Portugal. As melhores fotografias tiradas durante a manhã serão premiadas!

Teremos ainda oportunidade de aprender um pouco mais sobre gestão florestal, com a Portucalea, e como usufruir das serras de forma sustentável, com o Alto Relevo. Para terminar ainda vamos poder saborear a biodiversidade com a Diálogos da Primavera.

Detalhes & inscrições. (Após a sua inscrição enviaremos recomendações, indicação do ponto de encontro e outras informações úteis para o seu e-mail).

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Gondomar, Câmara Municipal de Valongo e CRE.Porto, com o apoio de Alto Relevo – Clube de Montanhismo, ARCA – Associação Recreativa e Cultural da Azenha, Diálogos da Primavera, João Nunes da Silva (Ilustranatur) e Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto. É cofinanciada pelo ON.2.