Os bons ofícios da Floresta. Visita ao premiado Museu do Papel e à maior empresa mundial de produtos de cortiça. Participar no Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua. E ainda… aprender como se constroem violinos.

Este é o desafio para o dia 23 de maio (sábado, 14h00-20h00), integrado nas Rotas das Árvores e Florestas na Área Metropolitana do Porto. Inscrições já abertas, gratuitas e limitadas. Transporte assegurado a partir do Porto.

Vamos explorar o mundo das árvores criativas, que inspiram artistas e artesãos e alimentam a nossa economia. Começaremos pela Corticeira Amorim, líder mundial da indústria da cortiça, “um dos mais extraordinários produtos da Natureza”. Aqui a casca do sobreiro é matéria-prima para rolhas, mas também é utilizada na construção de casas, skates, naves espaciais e em mil e um outros ofícios.

De seguida rumaremos até ao Museu do Papel para conhecer os processos manufactureiro e industrial da sua produção – o papel é mais um produto que as árvores nos “oferecem” com tanta generosidade. Este é um dos ofícios com  mais tradição nas Terras de Santa Maria (indústria aqui implantada desde 1708). O espaço foi eleito como o melhor museu do país em 2011 (prémio atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia).

De seguida iremos explorar uma floresta caminhando entre o Castelo de Santa Maria da Feira (“obra emblemática da arquitectura medieval portuguesa de tipo militar”) e o rio Cáster. Na Mata das Guimbras iremos encontrar, para além dos sobreiros e eucaliptos que já discutimos, muitos carvalhos, castanheiros, plátanos, freixos ou pinheiros. Não faltarão oportunidades para praticarmos o nosso ritual de abraçamento de árvores monumentais.

Já no Rossio iremos ver como as árvores são também palco para outras artes e ofícios, nomeadamente o teatro de rua. Não faltarão espectáculos a decorrer integrados no Imaginarius (o maior festival do género em Portugal), de instalações a orquestras criativas . Pode ser até que consiga experimentar a roda cyr!

Se ainda acha pouco, deixamos uma surpresa para o fim: a visita a um dos ofícios que mais valoriza a madeira, o da construção de violinos. Três gerações de luthiers que em Espinho produzem os instrumentos de arco Capela que são tocados em todo o mundo. Pelos melhores músicos, especialistas em fazer vibrar as árvores e os nossos sentidos. É tudo isto que a floresta nos dá.

Detalhes & inscrições. (Após a sua inscrição enviaremos recomendações, indicação do ponto de encontro e outras informações úteis para o seu e-mail).

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pelo CRE.Porto, com o apoio do Museu do Papel. É cofinanciada pelo ON.2.