No dia 8 de junho inicia-se o programa Viagens no Tempo que pretende estabelecer um percurso pedestre ao longo do Rio Leça de modo a aproximar a população e visitantes ao Rio, para que desta forma ele seja vivido e cuidado de forma permanente. Neste dia de manhã será realizado um percurso inaugural no qual os participantes poderão identificar, através de fotografias, os pontos que necessitam de melhorias ao longo do Rio, bem como aqueles que marcam pela positiva. Esta visita será acompanhada por técnicos da Câmara Municipal da Maia que darão a conhecer a etnografia e o património natural ao longo do caminho.
As medidas de melhoria serão implementadas durante os próximos meses, com recurso a ações de voluntariado e com a colaboração das entidades competentes, e entre elas preconiza-se a plantação de árvores nativas nas margens do Rio Leça (agendada para o dia 28 de setembro de 2013). No dia 5 de outubro de 2013 será realizado um segundo percurso ao longo do Rio Reça para verificação dos resultados.

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é promovida Câmara Municipal da Maia.

Integrando a responsabilidade social nas dinâmicas ambientais, este percurso inaugural terá a participação da Associação Humana. O seu trabalho desenvolve-se desde 1998 através de programas de cooperação em Moçambique e Guiné-Bissau, com recursos obtidos pela gestão de roupa usada. Anualmente, no âmbito da organização Humana People to People, realiza-se um evento intitulado Humana Day, que este ano tem como slogan Our climate, Our challenge. O objetivo é fazer deste acontecimento uma ação consertada que envolva e sensibilize a população em geral para questões essenciais da proteção do meio ambiente.

Informação útil: a hora de encontro é às 09:00, no troço do Rio Leça junto ao maiashoping. A atividade termina às 13h00. Inscreva-se aqui e em resposta enviaremos todos os detalhes relativos à ação. Não se esqueça de levar máquina fotográfica e/ou telemóvel com câmara.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]