Porto | Rota das Árvores | 2016

Porto | Rota das Árvores | 2016 2017-05-07T23:21:46+00:00

5 visitas, 5 meses para conhecer árvores dos 5 continentes e despertar os 5 sentidos
Visitas guiadas para descobrir as incríveis histórias das árvores mais imponentes da nossa cidade, para descobrir tudo aquilo que estes seres extraordinários nos oferecem, da saúde à inspiração artística. Guias com profundo conhecimento de botânica e história. Em cada visita será homenageada uma personalidade com forte ligação aos jardins do Porto. Prometem-se muitas surpresas!

5 meses. 5 visitas guiadas no concelho do Porto. De março a julho.
.21 de Março, segunda-feira (14h30 – 17h30) Árvores de Nasoni – Casa da Prelada (Santa Casa da Misericórdia do Porto)
.9 de Abril, sábado (14h30 – 17h30) Árvores de Allen – Quinta de Villar d’Allen
.14 de Maio, sábado (9h30-12h30 | 14h30-17h30) Árvores de Jacinto – Conde de Ferreira (Santa Casa da Misericórdia do Porto) e Ordem dos Médicos
.11 de Junho, sábado (14h30 – 17h30) Árvores de Loureiro – Parque das Virtudes
.9 de Julho, sábado (14h30 – 17h30) Árvores de Costa e David – Passeio Alegre

As visitas têm a duração aproximada de 3h. O programa de 14 de maio integra duas visitas complementares (manhã e tarde). Programa sujeito a alterações.

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, estando limitadas a 30 vagas. São realizadas unicamente através do formulário respetivo.
O período de inscrição inicia aprox. 15 dias antes da data da visita e encerra às 12 horas do dia anterior à realização de cada Rota.
A inscrição é individual.
A confirmação da sua participação será feita por e-mail até ao dia anterior à atividade na qual se inscreveu.
Caso o número de inscritos ultrapasse as vagas disponíveis poderá ser dada prioridade a quem participa pela primeira vez.
Formulário de inscrição.
Se quiser ser informado(a) sempre que abrirmos as inscrições para cada nova visita da Rota das Árvores do Porto deixe aqui o seu contacto.

A “Rota das Árvores do Porto” é uma iniciativa do Município do Porto integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia do Porto, da Ordem dos Médicos (Secção Regional Norte), Cooperativa Árvore e Metro do Porto.
Em 2015 foram promovidas as Rotas das Árvores e Florestas da Área Metropolitana do Porto. (saber mais)
Se quiser saber mais sobre as árvores e os jardins da Cidade do Porto pode consultar a página da Autarquia.

Até ao momento o Município do Porto tem estado envolvido no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – através da instalação do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO no Viveiro Municipal do Porto. Cerca de 20.000 árvores foram produzidas em 2015 e mais 40.000 estão em produção em 2016. Estas árvores (e arbustos) têm como destino os vários locais de plantação do FUTURO no espaço metropolitano.
Mas o Porto quer dar um maior contributo para o nosso FUTURO e por isso decidiu promover a iniciativa “Uma árvore para si“, e a Rota das Árvores do Porto, esta última com o objetivo de divulgar e potenciar os recursos naturais e culturais existentes no Município, sejam eles de gestão pública ou privada. Um conjunto de 5 visitas que decorrerão de março a julho de 2016 abertas à participação de todos os cidadãos e suas famílias.

Além de todo o seu valor ecológico, estético e do bem estar que proporciona, cada árvore (ou espaço verde) na cidade do Porto encerra uma riquíssima história.
Conhecer essas história também é uma parte importante deste que é o sentimento do Porto.

As árvores que nos fascinam

21 março 2016 | 14h30–17h30

Num espaço singular e exemplarmente renovado pela Santa Casa da Misericórdia do Porto irá ficar a conhecer uma monumental araucária no centro de um labirinto de buxo único, camélias antiquíssimas e um encantador jardim de cedros em redor do lago. Homenagearemos Nicolau Nasoni, considerado um dos mais significativos arquitetos da cidade do Porto, responsável pela Casa e jardins da Quinta da Prelada.

Convite.

Relato.

Parceria: Santa Casa da Misericórdia do Porto.

As árvores que nos identificam

9 abril 2016 | 14h30–17h30

Sabia que sem as árvores não haveria Vinho do Porto? Nesta quinta, propriedade da família Allen, encontraremos essas memórias e tradições, bem como uma coleção de árvores monumentais de tirar a respiração, incluindo autóctones e exóticas. Homenagearemos Alfredo Allen, 1.º visconde de Vilar d’Allen, que foi vereador da Câmara Municipal do Porto com o pelouro dos jardins.

Convite.

Relato.

As árvores que cuidam de nós

14 maio 2016 | 9h30–17h30

Dois jardins históricos e a maior horta social da Europa, propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Porto e da Ordem dos Médicos, vão abrir-nos as suas portas para conhecermos a importância das árvores na nossa qualidade de vida. No Japão os médicos prescrevem aos pacientes com diagnósticos de stress e de exaustão psicológica a terapia de caminhadas de imersão na floresta. E por cá? Homenagearemos ainda Jacinto de Matos, um dos maiores jardineiros-paisagistas do início do século XX.

Convite.

Relato.

Parceria: Instituto Português de Naturologia, Ordem dos Médicos e Santa Casa da Misericórdia do Porto

As árvores que nos inspiram

11 junho 2016 | 14h30–17h30

Desde sempre as árvores inspiraram poetas, pintores, escultores, arquitetos ou… praticantes de crochet e tricot. Na companhia da Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas, vamos explorar um dos menos conhecidos parques do Porto. Homenagearemos José Marques Loureiro, um reputado horticultor e fundador do Jornal de Horticultura Prática.

Convite.

Relato.

Parceria: Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas

As árvores que nos contam histórias

9 julho 2016 | 14h30–17h30

As árvores enquanto testemunhas da história revelam usos e costumes de antigamente, em especial do séc. XIX quando os primeiros jardins públicos surgiram. As centenárias palmeiras do Passeio Alegre irão contar-nos tudo aquilo a que já assistiram, levando‑nos numa viagem no tempo pela voz de Joel Cleto. Homenagearemos Jerónimo Monteiro da Costa, que foi diretor dos jardins municipais no Porto.

Convite.

Relato.

UMA ÁRVORE PARA SI
Agenda
LOCAIS