5 visitas, 5 meses para conhecer árvores dos 5 continentes e despertar os 5 sentidos
Visitas guiadas para descobrir as incríveis histórias das árvores mais imponentes da nossa cidade, para descobrir tudo aquilo que estes seres extraordinários nos oferecem, da saúde à inspiração artística. Guias com profundo conhecimento de botânica e história. Em cada visita será homenageada uma personalidade com forte ligação aos jardins do Porto. Prometem-se muitas surpresas!

5 meses. 5 visitas guiadas no concelho do Porto. De março a julho.
.21 de Março, segunda-feira (14h30 – 17h30) Árvores de Nasoni – Casa da Prelada (Santa Casa da Misericórdia do Porto)
.9 de Abril, sábado (14h30 – 17h30) Árvores de Allen – Quinta de Villar d’Allen
.14 de Maio, sábado (9h30-12h30 | 14h30-17h30) Árvores de Jacinto – Conde de Ferreira (Santa Casa da Misericórdia do Porto) e Ordem dos Médicos
.11 de Junho, sábado (14h30 – 17h30) Árvores de Loureiro – Parque das Virtudes
.9 de Julho, sábado (14h30 – 17h30) Árvores de Costa e David – Passeio Alegre

As visitas têm a duração aproximada de 3h. O programa de 14 de maio integra duas visitas complementares (manhã e tarde). Programa sujeito a alterações.

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, estando limitadas a 30 vagas. São realizadas unicamente através do formulário respetivo.
O período de inscrição inicia aprox. 15 dias antes da data da visita e encerra às 12 horas do dia anterior à realização de cada Rota.
A inscrição é individual.
A confirmação da sua participação será feita por e-mail até ao dia anterior à atividade na qual se inscreveu.
Caso o número de inscritos ultrapasse as vagas disponíveis poderá ser dada prioridade a quem participa pela primeira vez.
Formulário de inscrição.
Se quiser ser informado(a) sempre que abrirmos as inscrições para cada nova visita da Rota das Árvores do Porto deixe aqui o seu contacto.

A “Rota das Árvores do Porto” é uma iniciativa do Município do Porto integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia do Porto, da Ordem dos Médicos (Secção Regional Norte), Cooperativa Árvore e Metro do Porto.
Em 2015 foram promovidas as Rotas das Árvores e Florestas da Área Metropolitana do Porto. (saber mais)
Se quiser saber mais sobre as árvores e os jardins da Cidade do Porto pode consultar a página da Autarquia.

Até ao momento o Município do Porto tem estado envolvido no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – através da instalação do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO no Viveiro Municipal do Porto. Cerca de 20.000 árvores foram produzidas em 2015 e mais 40.000 estão em produção em 2016. Estas árvores (e arbustos) têm como destino os vários locais de plantação do FUTURO no espaço metropolitano.
Mas o Porto quer dar um maior contributo para o nosso FUTURO e por isso decidiu promover a iniciativa “Uma árvore para si“, e a Rota das Árvores do Porto, esta última com o objetivo de divulgar e potenciar os recursos naturais e culturais existentes no Município, sejam eles de gestão pública ou privada. Um conjunto de 5 visitas que decorrerão de março a julho de 2016 abertas à participação de todos os cidadãos e suas famílias.

Além de todo o seu valor ecológico, estético e do bem estar que proporciona, cada árvore (ou espaço verde) na cidade do Porto encerra uma riquíssima história.
Conhecer essas história também é uma parte importante deste que é o sentimento do Porto.

As árvores que nos fascinam

21 março 2016 | 14h30–17h30

Num espaço singular e exemplarmente renovado pela Santa Casa da Misericórdia do Porto irá ficar a conhecer uma monumental araucária no centro de um labirinto de buxo único, camélias antiquíssimas e um encantador jardim de cedros em redor do lago. Homenagearemos Nicolau Nasoni, considerado um dos mais significativos arquitetos da cidade do Porto, responsável pela Casa e jardins da Quinta da Prelada.

Convite.

Relato.

Parceria: Santa Casa da Misericórdia do Porto.

As árvores que nos identificam

9 abril 2016 | 14h30–17h30

Sabia que sem as árvores não haveria Vinho do Porto? Nesta quinta, propriedade da família Allen, encontraremos essas memórias e tradições, bem como uma coleção de árvores monumentais de tirar a respiração, incluindo autóctones e exóticas. Homenagearemos Alfredo Allen, 1.º visconde de Vilar d’Allen, que foi vereador da Câmara Municipal do Porto com o pelouro dos jardins.

Convite.

Relato.

As árvores que cuidam de nós

14 maio 2016 | 9h30–17h30

Dois jardins históricos e a maior horta social da Europa, propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Porto e da Ordem dos Médicos, vão abrir-nos as suas portas para conhecermos a importância das árvores na nossa qualidade de vida. No Japão os médicos prescrevem aos pacientes com diagnósticos de stress e de exaustão psicológica a terapia de caminhadas de imersão na floresta. E por cá? Homenagearemos ainda Jacinto de Matos, um dos maiores jardineiros-paisagistas do início do século XX.

Convite.

Relato.

Parceria: Instituto Português de Naturologia, Ordem dos Médicos e Santa Casa da Misericórdia do Porto

As árvores que nos inspiram

11 junho 2016 | 14h30–17h30

Desde sempre as árvores inspiraram poetas, pintores, escultores, arquitetos ou… praticantes de crochet e tricot. Na companhia da Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas, vamos explorar um dos menos conhecidos parques do Porto. Homenagearemos José Marques Loureiro, um reputado horticultor e fundador do Jornal de Horticultura Prática.

Convite.

Relato.

Parceria: Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas

As árvores que nos contam histórias

9 julho 2016 | 14h30–17h30

As árvores enquanto testemunhas da história revelam usos e costumes de antigamente, em especial do séc. XIX quando os primeiros jardins públicos surgiram. As centenárias palmeiras do Passeio Alegre irão contar-nos tudo aquilo a que já assistiram, levando‑nos numa viagem no tempo pela voz de Joel Cleto. Homenagearemos Jerónimo Monteiro da Costa, que foi diretor dos jardins municipais no Porto.

Convite.

Relato.