passeioalegre_cmpJardim do Passeio Alegre | Árvores que nos contam histórias | 14h30–17h30

As árvores enquanto testemunhas da história revelam usos e costumes de antigamente, em especial do séc. XIX quando os primeiros jardins públicos surgiram, para usufruto da burguesia. As centenárias palmeiras do Passeio Alegre irão contar-nos tudo aquilo a que já assistiram, levando‑nos numa verdadeira viagem no tempo conduzida por Joel Cleto. Sabia que estas palmeiras, das mais antigas classificadas no país, estão atualmente a lutar ferozmente pela sua sobrevivência?

Homenagem: Jerónimo Monteiro da Costa foi diretor dos jardins municipais no Porto e responsável pelo projeto da maioria dos jardins da Cidade, incluindo o Passeio Alegre, a Arca d’Água ou o Jardim do Carregal. Emílio David (1839-1873), natural de Berlim, foi um arquiteto paisagista e igualmente autor do desenho de grande parte dos jardins da cidade do Porto, na segunda metade do século XIX (exemplo do Palácio de Cristal e jardim da Cordoaria). Dele existirá um projeto inicial para o Passeio Alegre.

Mais informação: O jardim do Passeio Alegre apresenta um carácter essencialmente romântico e corresponde a um dos mais singulares espaços verdes da cidade do Porto. É o espaço ideal para abordar o tema pela sua história e pelo seu património construído, de onde se destaca o coreto, chafariz, os dois Obeliscos de Nasoni, oriundos da Quinta da Prelada e Monumento Nacional, ou os sanitários públicos, construídos em 1910, decorados com azulejos Arte Nova e loiças inglesas. O Chalé “Suisso”, Monumento Nacional, era local de tertúlias literárias onde marcaram presença Camilo Castelo Branco, Arnaldo Gama, Ramalho Ortigão, Alberto Pimentel e outros. Está bem servido de equipamentos, incluindo café e mini-golfe.

Ao nível do arvoredo destaca-se a alameda de palmeiras das Canárias classificadas de interesse público, ladeadas pelo rio Douro e cantadas por Eugénio de Andrade, as monumentais araucárias e os metrosideros (igualmente classificados), para além de belos exemplares de magnólias, eucaliptos e plátanos.

Veja como correu AQUI.

Iniciativa integrada na Rota das Árvores do Porto, promovida pelo Município do Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Na Rota das Árvores do Porto são parceiros a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas, o CRE.Porto, a Metro do Porto e a Ordem dos Médicos (Secção Regional do Norte).